WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

11/02/2021 - Secretaria de Saúde apresenta panorama da Covid-19 à Câmara Municipal

A Secretaria Municipal de Saúde compareceu na plenária da Câmara Municipal nesta quinta-feira (11), e esclareceu aos vereadores os dados sobre todo o cenário da Saúde em Uberaba. Foram questionadas as informações sobre o novo decreto, a situação atual da pandemia na cidade e sobre a vacinação.


O secretário Sétimo Bóscolo esclareceu que, nesse momento, a Prefeitura está tentando de todas as formas conter a transmissibilidade do vírus para não precisar, novamente, recorrer a uma medida extrema de fechamento de toda a cidade. “Nosso principal objetivo é não deixar as pessoas morrerem sem assistência”, pontuou.


Questionado sobre os leitos de Uberaba, o secretário anunciou que já está em andamento, junto ao Hospital Regional, a ampliação de mais 10 leitos, que já estão prontos para serem utilizados, faltando apenas a contratação de novos profissionais de saúde. “O HR atua hoje exclusivamente para atendimento de pacientes Covid e está suportando bem a situação. Mas não se descarta a possibilidade de buscar outras opções, caso a situação no Município apresente essa necessidade”, ponderou.

As determinações do decreto foram alvo de diversos questionamentos. Vários segmentos solicitaram que fosse revertido o fechamento aos finais de semana, visto que esse é o período de maior movimento e vendas. O secretário relembrou que os números atuais são muito preocupantes, e foram apresentados no início da reunião pela doutora em matemática da UFTM, Michelle Maldonado, integrante do Comitê de Enfrentamento à Covid -19. “O mais importante nesse momento é parar de perder vidas para essa doença”, enfatizou.


Vacinação - Outro tema muito questionado na reunião foi o processo de vacinação no Município, e dúvidas foram esclarecidas pela secretária adjunta, Fabiana Prado, em relação ao público que está sendo atendido e como estão sendo feitas as listas. Foi pedido pelos vereadores, acesso aos nomes das pessoas que tomaram a vacina.


A secretaria se colocou à disposição para fornecer todos os dados relativos à vacinação desde que haja o embasamento jurídico para essa ação.  “Estamos realizando todo esse processo da vacinação com a maior lisura e não teremos problema nenhum em fornecer quaisquer dados sobre todo o processo de imunização que está sendo feito em Uberaba. Mas o nome das pessoas que estão sendo vacinadas é uma demanda que será consultada na esfera jurídica, para não incorrermos na falha de proteger os dados da nossa população”, enfatizou Prado.


Foi reforçada ainda a responsabilidade das instituições, instruídas a colocar nas listas apenas as equipes de profissionais que realmente estão na linha de frente do combate ao coronavírus, lidando diretamente com pacientes possivelmente contaminados.


No encerramento, foi solicitada a colaboração de todos para ajudar na disseminação das informações corretas e para lembrar que esse é um momento de retomar todos os cuidados do início da pandemia para preservar a saúde de todos.


Jorn. Natália Melo

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar