WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Defesa Social

28/01/2021 - Cavalos em vias são apreendidos e levados para o Horto Municipal

Três cavalos foram apreendidos pelo Departamento de Posturas da Secretaria Municipal de Defesa Social e estão à disposição dos proprietários no Horto Municipal. Um animal foi capturado no Parque dos Girassóis II, no domingo (24), e outros dois foram encontrados próximo à BR-262, no Residencial 2000, na noite de terça-feira (27). As apreensões aconteceram por meio de denúncias de animais soltos em via pública.

 

Segundo o chefe do Departamento, Renê Inácio de Freitas, conforme determina o Código de Posturas do Município, recentemente alterado, o proprietário tem três dias para a retirada dos animais. Caso não o faça, são disponibilizados para leilão ou doação. Proprietário de animais de grande porte apreendidos paga multa de uma Unidade Fiscal do Município, que vale, atualmente, R$293,47. A taxa é cobrada por animal mais o valor pela remoção e manutenção, calculado de acordo com o tempo que ele ficou no Horto e quanto o Município gastou.

Segundo o superintendente de Serviços Urbanos, José Donizetti Melo, uma equipe foi mobilizada e levou esses animais para o Horto, onde receberam alimentação e cuidados. “Eles ficam vagando pelas ruas e podem causar muitos acidentes, colocando em risco transeuntes e motoristas, sem contar o fato de eles também virem a se machucar. Normalmente isso acontece de madrugada”, afirmou. A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Obras (Sesurb) mantém um tratador no Horto para alimentar e cuidar desses animais.

 

Donizetti lembrou ainda que se animais de grande porte forem encontrados mortos ou atropelados, são recolhidos e levados para local específico para se desfazer da carcaça, porque a Prefeitura não pode deixá-los mortos nas vias. Já os animais pequenos são recolhidos por uma empresa conveniada com a PMU e também levados para local específico, que não pode ser o aterro sanitário. Caso a população precise de mais informações e serviços, deve acionar o setor de Posturas da SDS pelos telefones 3331-2312 ou 2313 ou o Cidade Ativa, pelo 3318-0800. A Guarda Municipal (153) também pode fazer o encaminhamento para os setores competentes.

 

Jorn. Maria Cândida Sampaio

 
 
 

Outras Notícias: Defesa Social



Voltar