WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

26/01/2021 - Zoonoses inicia ação educativa nos bairros apontados pelo LIRAa

Após a divulgação do resultado do último Levantamento de Índices do Aedes aegypti (LIRAa) pela Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, o Núcleo de Educação do Departamento de Controle de Endemias e Zoonoses dará início, nesta quarta-feira (27), ao trabalho educativo para tentar sensibilizar a população sobre os cuidados necessários no enfrentamento ao mosquito da dengue.

O primeiro bairro a receber essa ação será o Nossa Senhora Aparecida, que já está sendo atendido pelos agentes da Zoonoses em outras frentes de trabalho, ao longo dessa semana. As equipes do motofog estão circulando pelo bairro no período da tarde, bem como os funcionários da Bomba Costal estão percorrendo as ruas direcionando o veneno para as casas.

O Mutirão de Limpeza está fazendo um trabalho intenso nas residências dos moradores. Segundo a coordenadora da equipe, Aline Marinho, somente na segunda-feira (25) foram coletadas uma tonelada e meia de materiais passíveis de acúmulo de água. “Nossa previsão é que esse número dobre. Infelizmente, o bairro está cheio de coisas que os próprios moradores poderiam desfazer sem precisar da Prefeitura, já que o lixeiro atende essa região três vezes por semana e são materiais fáceis de serem removidos”, ponderou Marinho.

Diante desse cenário e necessidade de conscientizar a população, a coordenadora do Núcleo de Educação, Camila Carvalho, explicou que as ações educativas terão início amanhã nos bairros apontados no LIRAa com o maior índice de infestação do mosquito Aedes aegypti. “A intenção é iniciar nesses bairros e depois ir expandindo, até atender todos os bairros de Uberaba. Vamos realizar um trabalho de panfletagem e pit stop, que é quando paramos os carros nas ruas e conversamos com os motoristas, para levar informação até as pessoas sobre os cuidados que devem ser tomados com relação ao mosquito da dengue”, afirma.

O trabalho que o Núcleo promove pode abranger diversas outras ações, que vão desde teatro de fantoches para as crianças até palestras para adultos, porém, devido aos protocolos de segurança da Covid-19, a atividade focará apenas em panfletagem e orientação. “Tomaremos todos os cuidados para preservar a segurança, tanto da equipe quanto da população que será abordada”, enfatiza Carvalho.

Reforçando, os bairros apontados pelo LIRAa com maior Índice de Infestação Predial e que receberão, nesse primeiro momento, o trabalho educativo são: Portal do Sol, Jardim Santa Clara, Cyrella Landscape 2, Res. Morumbi 2, Morada Du Park, Vila João Pinheiro, Vila Planalto, Pontal, Santa Maria, Nossa Senhora da Aparecida, Abadia, Recreio dos Bandeirantes.

 

Jorn. Natália Melo

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar