WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

25/01/2021 - Índice de infestação do Aedes aegypti está em 7,35%, aponta 1º LirAa de 2021

O 1º Levantamento de Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) de 2021 foi divulgado, nesta segunda-feira (25), pela Prefeitura de Uberaba, por meio do Departamento de Controle de Zoonoses e Endemias da Secretaria Municipal de Saúde. Os números mostraram que Uberaba está com um índice de infestação do mosquito Aedes aegypti em 7,35%.

O parecer da Zoonoses é de que a cidade está em alto risco de sofrer uma epidemia de dengue, se não forem tomados os devidos cuidados. A medição dos dados segue os parâmetros indicados pelo Ministério da Saúde, na qual se considera que existe um risco de surto de dengue quando o índice de infestação predial é maior que 4% dos imóveis pesquisados. Devido ao resultado, a Secretaria de Saúde irá solicitar ao Estado a liberação para uso de Equipamento de Ultra Baixo Volume (UBV pesado) - Fumacê.

Os bairros com maiores índices no LIRAa são Portal do Sol, Jardim Santa Clara, Cyrella Landscape 2, Residencial Morumbi 2, Morada Du Park, Vila João Pinheiro, Vila Planalto, Pontal, Santa Maria, Nossa Senhora da Aparecida, Abadia e Recreio dos Bandeirantes.

Os focos mais identificados no levantamento foram os depósitos móveis, provenientes de vasos de plantas, pratos, frascos com plantas, bebedouros animais, fontes ornamentais e lixos, como entulhos, ferro-velho, sacolas plásticas, garrafas vazias. Até mesmo caixas de leite e casca de ovo têm se tornado recipientes para a proliferação do mosquito.

O chefe da Seção de Controle de Endemias, Diogo Avelino de Barros, alerta que a população precisa com urgência se conscientizar e fazer a sua parte. “O poder público não consegue enfrentar a dengue sozinho. Hoje, mais do que nunca, precisamos que a população faça a sua parte e atue como se fosse um agente de saúde. A população que estiver em casa e puder tirar cinco minutos para limpar, olhar e verificar a casa, deve ficar sempre de olho nos bebedouros dos animais, em tirar o lixo e colocá-lo na hora certa da coleta”, pondera.

A Prefeitura está agora providenciando uma série de cuidados para evitar que a cidade, que já sofre com a pandemia do coronavírus, tenha ainda que lidar com uma epidemia de dengue. Para tanto, o Departamento de Zoonoses já está providenciando a contratação de mais agentes de combate a endemias para reforçar a equipe, que hoje conta com 139 agentes. O processo seletivo para contratação de Agentes Comunitários da Saúde e Agentes de Combates a Endemias já está em andamento.

Processo Seletivo - O diário oficial do Município - jornal Porta-Voz, trouxe, na sexta-feira (22), a convocação dos candidatos aprovados na prova objetiva, dos processos seletivos para a contratação de Agente Comunitário de Saúde e de Agente de Combate às Endemias, para realizarem a 2ª etapa do processo de cada cargo.

Candidatos ao cargo de Agente de Combate às Endemias deverão realizar o teste de aptidão física, no próximo sábado (30), na Fundação de Esportes e Lazer de Uberaba (Funel) - Entrada pela Av. Orlando Rodrigues da Cunha, 1.853 - bairro Abadia.

Os candidatos foram convocados em horários específicos, que estão disponíveis na publicação do Porta-Voz e deverão comparecer ao local da prova, com antecedência mínima de 30 (trinta) minutos, munidos de documento de identidade com foto, atestado médico e máscara de proteção. Demais documentos que precisarão ser apresentados e outras dúvidas sobre essa etapa do processo poderão ser sanadas com a leitura do Regulamento e Critérios Para o Teste de Aptidão Física, publicado no endereço eletrônico do Instituto Brasileiro de Gestão e Pesquisa (IBGP) (www.ibgpconcursos.com.br).

Os aprovados para o cargo de Agente Comunitário de Saúde foram convocados para o envio dos documentos para a prova de títulos, que já está sendo realizada e se encerrará às 16h desta terça-feira (26). As orientações para envio dos documentos estão descritas no edital do processo e também podem ser acessadas pelo site: ibgpconcursos.com.br >> “Área do Candidato” >> “Meus Concursos”.

 

Jorn. Natália Melo

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar