WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

22/01/2021 - Prefeitura, Comitê e Legislativo deliberam sobre vinda de pacientes de Manaus para Uberaba

Conforme decisão, 12 pacientes serão transferidos e recebidos no Hospital Regional em ala isolada

 

Mediante solicitação do Governo Federal ao Estado de Minas Gerais, a Prefeitura de Uberaba foi acionada para receber pacientes de Manaus (AM). Desde o início da manhã, a prefeita Elisa Araújo e o Comitê Técnico-Científico de Enfrentamento à Covid-19 analisaram todas as possibilidades deste pedido. Uberaba foi escolhida, pois no Minas Consciente a cidade está na onda verde. Após avaliações técnicas do Comitê, gabinete e equipe do Hospital Regional, a prefeita, em ato democrático e republicano, deu vazão a esta informação, solicitando uma reunião imediata com os membros da Câmara de Uberaba.

Ao longo da reunião, ocorrida no anfiteatro da Prefeitura de Uberaba, os vereadores fizeram diversos questionamentos, englobando a condição clínica, transporte, capacidade de atendimento, nova cepa, entre outros. O Comitê apresentou as considerações técnicas e necessidades para atender a demanda. Entre as questões citadas estão: ala exclusiva para estes pacientes que ainda serão testados pelo Estado - que se propôs a isso - para avaliar com qual cepa do vírus estão infectados, logística em solo para transferência dos pacientes da aeronave para o Hospital Regional, que só pode ser feita dois de cada vez, tendo em vista a equipe médica, a necessidade de avaliação do paciente e encaminhamento para o leito.

Foi informada a capacidade do HR, que possui 143 leitos, sendo 40 de UTI (com capacidade de dobrar) e 103 de enfermaria. Sobre a nova cepa, os pacientes serão testados e isolados para evitar disseminação.

Eletivas - Todas as cirurgias eletivas do HR serão suspensas e os pacientes não Covid serão transferidos, ampliando a segurança para todos. O Comitê decidiu que, atendendo o que determina o Plano de Contingência Municipal, também serão suspensos os atendimentos eletivos das outras unidades hospitalares da cidade.

Contraproposta - A prefeita Elisa Araújo solicitou ao Estado a habilitação imediata de mais 20 leitos de UTI Covid, revisão da quantidade de vacinas, tendo em vista a necessidade de adequação nos números atuais de cidadãos institucionalizados. Ao invés de atender 18 pacientes de Manaus, conforme solicitado, Uberaba atenderá 12, visto que há uma ala específica dentro do HR com esta quantidade de leitos, podendo ser viabilizada imediatamente. Todas as solicitações da prefeita foram acatadas pelo secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral.

A promotora de Justiça, Cláudia Freddo, acompanhou as discussões por horas, no sentido de colaborar com informações e de se manter inteirada das decisões.

Decisão - O comitê composto por profissionais, em sua maioria da Saúde, votou pelo atendimento aos pacientes de Manaus. “Fizemos um juramento e não negaríamos a atendê-los. Além do mais, temos capacidade técnica para tal”, destacou Vitor Maluf, médico infectologista. Já os vereadores, que participaram da reunião, decidiram pela vinda dos pacientes, também embasados na análise técnica do Comitê, conforme informou o presidente do Legislativo, Ismar Marão. A promotora Cláudia Freddo, mediante as ações que serão colocadas em andamento e com o posicionamento do Estado em aceitar a contraposta, afirmou ser possível o atendimento.

Mediante a decisão pela vinda dos 12 pacientes, os trâmites operacionais foram acionados junto ao Estado, para que seja organizada a transferência. “É uma ação humanitária. Poderia ser qualquer um de nós nesta situação. Hoje, graças a Deus, estamos em condição de atender, tecnicamente respaldados por profissionais da área. Uberaba é uma cidade acolhedora, de referência e desempenha o seu papel neste momento difícil que o Brasil está passando, principalmente o Estado do Amazonas. Todos nós vamos ter que fazer a nossa parte e redobrar os cuidados. Esse é o nosso papel como cidadãos”, afirmou a prefeita.

Conforme a operação for avançando, a Prefeitura manterá a imprensa e a comunidade informadas.

 

Jorn. Keila Riceto

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar