WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

21/01/2021 - Cumprimento das diretrizes de vacinação é responsabilidade de todos, diz secretário de Saúde

O secretário municipal de Saúde Sétimo Bóscolo iniciou a quinta-feira (21) de trabalho na Central de Vacinação de Uberaba. As vacinas, escoltadas pela Guarda Municipal, saíram para os hospitais São Domingos e Mário Palmério ainda pela manhã. Bóscolo reforçou que oferecer a informação correta sobre quem está na linha de frente de atendimento da Covid-19 é uma obrigação ética das unidades hospitalares.

Segundo ele, a quantidade irrisória de vacina que está sendo distribuída em todo o Brasil gera questionamento e ansiedade, principalmente em quem está lidando com o atendimento direto a pacientes com a doença. “Sabemos que todos querem tomar a vacina e nós queremos que isso aconteça, mas não é a realidade do momento no País. Por isso, cabe a cada um de nós, de forma individual e coletiva, respeitar os critérios estipulados pelo Ministério da Saúde. Reforçarmos para as direções dos hospitais que mantenham isso em mente sempre. Não pode haver privilégios”, destacou.

No documento encaminhado pela SMS aos hospitais está informado claramente que a vacinação, neste primeiro momento, é feita em profissionais cujo atendimento é direto em áreas com pacientes infectados pela Covid-19. Os dados pessoais dos profissionais estão sendo disponibilizados, pois são conferidos e serão inseridos em um sistema oficial de vacinação do Governo Federal, assim que liberado.

Idosos - Durante visita à Central, o secretário e a referência técnica em Vacinação, Valéria Ferreira Oliveira, alinharam os detalhes da imunização dos idosos asilados na próxima semana. De acordo com a servidora, os cuidadores de idosos serão imunizados num segundo momento. “Infelizmente, não temos como vacinar todos. Não há vacina suficiente. Estamos fazendo o levantamento do quadro atual, logística de vacinação e paralelamente vamos fechar a vacinação desta semana. Assim, teremos o quantitativo que será disponibilizado para trabalharmos dentro dos parâmetros determinados pelo Ministério da Saúde”, afirmou.

Valéria também destacou que a segunda dose estará disponível dentro do tempo recomendado, que é de duas a quatro semanas, conforme Plano Nacional de Imunização. Ela lembra que a segunda dose tem de ser da mesma vacina, ou seja, da CoronaVac. “Não pode ocorrer mistura de vacinas e o prazo para aplicação da segunda dose tem que ser respeitado, pois se não perde a eficácia. Por isso, a segunda dose já está reservada e não pode ser utilizada para ampliar a cobertura da vacinação. As vacinas ainda estão sob a guarda da Superintendência Regional de Saúde, mas já em Uberaba”, finalizou.

 

Jorn. Keila Riceto

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar