WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

20/01/2021 - 1ª dose da vacinação dos profissionais de Saúde teve início em Uberaba

A Prefeitura de Uberaba iniciou, nesta quarta-feira (20), a imunização dos profissionais de Saúde que estão atuando na linha de frente do enfrentamento à Covid-19, diretamente ligados aos casos positivos. A solenidade aconteceu no anfiteatro do Hospital Regional, com a presença da prefeita Elisa Araújo e do secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral Pereira da Silva.

A primeira pessoa a receber a dose da vacina em Uberaba foi a enfermeira Norma Dias, que durante o evento teve a surpresa de ser vacinada pelo filho adotivo, Michael Dias da Silva, técnico de enfermagem que também atua na linha de frente do combate ao vírus. Em seguida, ele foi vacinado pela mãe. Além deles, receberam a imunização a técnica de enfermagem da UTI Covid, Paula Beatriz Monteiro Souza e a enfermeira da UTI Covid, Camila Almeida Moraes Galvão.

A prefeita Elisa Araújo falou sobre a missão de escolher a pessoa que tomaria a primeira dose da vacina. Segundo ela, Norma se destacou por ser uma pessoa animada e dedicada e ainda ser uma servidora de carreira. “É emocionante perceber a dedicação dela, que esteve à frente dessa pandemia desde o início, responsável pela aplicação dos testes no início de tudo, e é reconfortante perceber que acertamos muito nessa escolha”, pontuou.

Elisa aproveitou o momento para reforçar que, apesar da chegada da vacina, os cuidados devem ser mantidos. “Sabemos que estão todos ansiosos e é natural que haja uma preocupação por parte da população que ainda não está contemplada no plano de vacinação. Queremos tranquilizar a todos que o objetivo do nosso governo é vacinar toda a população, mas enquanto isso não acontece, todos devem continuar respeitando as normas de distanciamento, porque se cada um fizer a sua parte, conseguiremos, juntos, enfrentar a Covid-19 e manter o controle do vírus até que todos possam ser vacinados”, reiterou.

O secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, presente na cerimônia, destacou a chegada da vacina em Minas Gerais como uma sinalização muito significativa para o enfrentamento à Covid-19. Ele reforçou que todos os trabalhos vêm sendo desenvolvidos com o objetivo de ampliar a vacinação e fazer com que toda a população seja atendida. “Está sendo aguardado um novo lote de vacinas para chegada ao Estado, previsto para os próximos 20 dias. E a previsão com que estamos trabalhando é para que, até março, já tenhamos cerca de 30 milhões de doses chegando no país por mês. A situação que enfrentamos agora é de aguardar a produção dessas vacinas pelas indústrias, e teremos que ter aí o entendimento que é o mundo inteiro aguardando por essa imunização”, ponderou.

Carlos Eduardo prevê uma campanha grande de vacinação para os próximos meses, mas lembra que os critérios adotados quanto à prioridade de vacinação são do Ministério da Saúde, divulgado por meio do Plano Nacional de Imunização. “Sabemos da importância de Uberaba, essa é uma cidade polo e, em breve, esperamos que todos sejam vacinados”, afirmou.

Após receber a 1ª vacina de Uberaba, a enfermeira Norma Dias se disse emocionada e atenta às informações e reforçou que só estará imunizada realmente, após a aplicação da 2ª dose da vacina. “Sou muito agradecida, primeiramente, a Deus e à ciência, por essa vacina já estar sendo produzida e disponibilizada. Nós que vimos de perto os pacientes que vieram a falecer, as famílias sofrendo pela perda dos familiares, é muito triste. No entanto, estou esperançosa, pois, estamos tendo a oportunidade de oferecer mais esse conforto às pessoas e ficamos na expectativa de que todo mundo possa ser vacinado logo”.

 

Jorn. Keila Riceto

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar