WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

18/12/2020 - Piau entrega a revitalização do prédio da Secretaria Municipal de Saúde

Entregue nesta sexta-feira (18) o imóvel da avenida Guilherme Ferreira, onde está a Secretaria Municipal de Saúde, devidamente revitalizado. O prefeito Paulo Piau destacou o trabalho da equipe, lembrando que sob o comando do secretário Iraci Neto houve uma redução significativa das reclamações e queixas, representando uma orientação técnica bem conduzida e empenho da equipe para servir melhor a comunidade. Ele destacou que um dos pontos mais importantes nessa obra é a acessibilidade para a população através da nova recepção.

“Esse prédio nunca tinha recebido nenhuma mão de tinta e ao longo dos últimos quatro anos recebeu pintura por duas vezes e agora ganhou uma nova recepção com acessibilidade e qualidade ao usuário”, disse o titular da Pasta, Iraci Neto. De acordo com ele, os setores foram também reformados e climatizados, com tudo pronto para que a próxima gestão possa fazer uma sala de reunião na parte superior.

O secretário adjunto, Luciano Correia de Paiva ressaltou a parceria com Iraci nos últimos anos e as mudanças que a gestão pública sofreu nesse período, exigindo dedicação e comprometimento dos servidores, cultivando a confiança recíproca. Ele lembrou que a SMS tem 2.300 funcionários e um orçamento maior do que muitos municípios da região.

Iraci Neto entregou ao prefeito Paulo Piau um levantamento das realizações na saúde nos últimos anos, destacando o novo organograma publicado no Porta Voz Extra desta quinta-feira (17), através do Decreto nº 6463/20 que é um espelho do que é feito no Ministério da Saúde atualmente. Ele dá maior independência especialmente aos órgãos de controle, regulação e auditoria. Além disso, na semana passada foi publicado o novo Código Sanitário, a Lei da Semana da Saúde Bucal, Renova Saúde, dentre outros. “Não foi uma gestão somente de obras físicas, mas de melhorias constantes nos processos de trabalho que normatizam e dão diretrizes ao Sistema de Saúde Municipal. Todos nós somos vencedores de uma saúde administrativa melhor”, salientou.

Ele considera que a obra é um marco de gestão extremamente produtivo e resolutivo para a sociedade de Uberaba. Ele conta que ao entrar no segundo mandato do prefeito Paulo Piau, em janeiro de 2017, havia um propósito de fazer gestão em saúde pública com todos dentro dos seus princípios assistenciais, administrativos, de capacitação e estudos e ampliação de tecnologia, infraestrutura, melhoria e conforto de ambiente para o servidor. “Isso com certeza refletiu na melhoria e qualidade do serviço”, salientou.  

O projeto de revitalização da sede administrativa da SMS foi realizado aos poucos e ao longo dos anos, foram inauguradas muitas unidades, equipamentos físicos, num total de 75 estruturas na área de saúde. O Centro Administrativo da Secretaria funciona com grande intensidade de trabalho e a reforma coroa o trabalho desses profissionais que atuam nessa atividade meio, dando andamento aos processos administrativos, auditorias, contratos, licitações que permeiam a administração pública.

História. A aquisição do prédio originou-se de uma negociação entre o município e o Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (Inamps), para abrigar inicialmente os serviços médicos prestados pelo SUS  Municipal. Este processo iniciou-se na gestão do então prefeito municipal Wagner do Nascimento (1983-1988) e finalizou na gestão do prefeito municipal, Hugo Rodrigues da Cunha (1989-1992).

A obra foi destinada à secretaria municipal de saúde, que utilizaria para atendimento médico, fato que não se concretizou na época, vindo o prédio a ser a sede das secretarias municipais de Administração e Fazenda. Após a inauguração do prédio do atual Centro Administrativo da Prefeitura, pelo então prefeito Marcos Montes Cordeiro, passou a abrigar a Saúde, no início de 2006. Com a integração dos serviços necessários desde o processo de descentralização da gestão do sistema e municipalização em 1998,  passou a ter gestão plena.

Os recursos financeiros investidos nesta reestruturação foram, oriundos de receitas próprias do município e de transferências da união, visando à implementação da política nacional de gestão estratégica e participativa, do  “Participa SUS”, inseridos no componente para a qualificação da gestão do Sistema.

A revitalização, iniciada em 2018, contempla a adequação do auditório do centro de educação em saúde, anexo ao prédio central; implementação de medidas de segurança nas áreas externa e interna do imóvel; cobertura do estacionamento dos veículos oficiais; construção de uma passarela interligando o prédio administrativo com o seu anexo; melhorias na acessibilidade e disposição dos setores, além de uma nova recepção no térreo, para melhor atender e acolher os cidadãos uberabenses.

 

Jorn. Maria Cândida Sampaio

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar