WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

17/12/2020 - Uberaba retoma mutirões de cirurgias de catarata, vasectomia e laqueadura

A Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com o Hospital Beneficência Portuguesa, retomou esta semana a realização de cirurgias eletivas de catarata, vasectomia e laqueadura, em regime de mutirão. Serão 150 cirurgias por especialidade até março de 2021, totalizando 450 procedimentos dentro do Mutirão.

O secretário de Saúde de Uberaba, Iraci de Souza Neto, conta que o objetivo é atender a demanda reprimida do Município em decorrência da pandemia de Covid-19 e que a retomada só foi possível graças a estabilidade dos números de Uberaba nas últimas semanas em relação a taxa de ocupação de leitos e de transmissão da doença.

“Isso nos deu condições de retomar alguns procedimentos eletivos que não impactam a ocupação dos leitos, principalmente de UTI, e que sejam de transição ou execução rápida, de no máximo 72 horas entre pré-operatório, procedimento cirúrgico e pós-operatório, que é o mais relevante”, explica Iraci.

Como funciona. A chefe do Departamento de Atenção Especializada, Sheron Hellen da Silva, explica que no caso da laqueadura e vasectomia, é preciso verificar se as pessoas se enquadram nos critérios legais para realizar os procedimentos. “A pessoa precisa procurar o Caism na terça-feira, às 7 horas da manhã, e participar de reunião com a assistente social e passar por consulta médica, onde será orientada sobre o passo a passo desse mutirão”, relata Sheron. Em caso de dúvidas, a pessoa pode entrar em contato pelo 3332-0559. Sobre as cirurgias de catarata, o diretor de Regulação e Auditoria, Luiz Gustavo Rimolli, conta que as pessoas já na fila eletrônica para a cirurgia estão sendo contatadas e direcionadas para o atendimento no Hospital Beneficência Portuguesa. É importante que após os agendamentos, a pessoa não falte sem justificativa com 24 horas de antecedência, ou ela perderá seu lugar na fila, devendo iniciar todo o processo novamente. 

 

Jorn. Clarice Sousa

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar