WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

08/01/2010 - SMS realiza mutirão contra a dengue no Grande Boa Vista

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Departamento de Controle de Zoonoses, realiza neste sábado (09), mutirão contra a dengue no Grande Boa Vista, atingindo as imediações da Vila Craide e Jardim Triângulo.

Cerca de 40 profissionais de endemias visitarão as residências retirando materiais que acumulam água, como latas, pneus, garrafas e também orientando a população sobre a prevenção da doença. A informação é do diretor da Diretoria de Vigilância em Saúde, Cleuber Borges, que ressalta que a localidade foi escolhida por ser uma área com grande número de casos suspeitos.

“A região Vila Craide/Jardim Triângulo já recebeu o mutirão, mas devido o número de notificações suspeitas da doença estamos reforçando, intensificando o trabalho”, pontua o diretor. O mutirão terá concentração e início às 7h30 no Albergue Municipal e será finalizado às 16h. Às 10h, o prefeito em exercício, Paulo Mesquita, e secretários municipais estarão no local para acompanhamento das atividades.

Dados da Secretaria de Saúde apontam que em Uberaba existem 246 casos de dengue confirmados, sendo 3 importados, ou seja, contraídos em outras cidades. O último LIRAa – Levantamento do Índice Rápido de Infestação por Aedes Aegypti, fechado nesta quinta-feira (07) mostra que o município encontra-se com 2,8 %. Para o Ministério da Saúde entre 1 e 3,9% significa estado de alerta, ou seja, é necessário a população se atentar aos criadouros do mosquito.

“Esta é justamente a nossa situação. Por isso precisamos intensificar nosso trabalho e contar com a participação da população, para que a cidade não evolua para área de risco”, explica o secretário de Saúde, Valdemar Hial. Prova de que a colaboração da comunidade é fundamental neste processo é de que 36,4% de focos foram encontrados em depósitos móveis (frascos, vasos e pratos com plantas, pneus, etc) e 23% em lixos e outros resíduos sólidos em residências.

Dentro do trabalho realizado no ano de 2009, o Departamento de Zoonoses visitou 606.440 imóveis e recolheu 976.532 quilos de pneus. Reunião - Na próxima terça-feira, dia 12, às 14h, no Cine Teatro Municipal Vera Cruz, profissionais da atenção básica, entre agentes e médicos das Equipes de Saúde da Família, estarão reunidos para traçar novas estratégias de combate e prevenção à dengue.

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar