WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

09/12/2020 - Comitê Técnico realiza última reunião ordinária e mantém medidas de segurança

O Comitê Técnico Científico de Enfrentamento a Covid-19 se reuniu, ordinariamente, nesta quarta-feira (09), pela última vez e decidiu por manter todas as medidas restritivas impostas pelos Decretos lançados ao longo dos últimos 10 meses, culminando com o Decreto 6.305/2020. De acordo com o prefeito Paulo Piau que preside o grupo, fazendo um balanço, a conclusão é que formamos um time que “ganhou todos os campeonatos, até a Copa do Mundo”.

Para ele “o uberabense de fato assumiu a pandemia como uma preocupação cidadã, tiradas as exceções daqueles que desrespeitaram a lei”. O prefeito considera que só foi possível o sucesso do enfrentamento da Covid-19 em Uberaba porque a guerra se baseou num tripé fundamental, com a formação do Comitê, as medidas tomadas e a incorporação por parte da população de maneira geral com espírito coletivo de combate ao vírus.

“Comparo assim porque foram às pessoas certas, competentes e da mais alta responsabilidade, tendo em vista que todas as medidas foram certas e respaldadas”, disse o prefeito ao reconhecer a competência técnica dos seus membros.  O Comitê Técnico foi formado pelo secretário de Saúde Iraci Neto, o médico regulador Raelson de Lima Batista, os diretores da SMS Elaine Teles e Robert Boaventura, e as médicas infectologistas, Cristina Hueb Barata, Danielle Borges Maciel e o titular da Secretaria de Defesa Social, Wellington Cardoso Ramos. 

Piau lembra que um ponto forte foi a fiscalização, com mais de 200 pessoas envolvidas, seja da Guarda Municipal, Polícia Militar e outros. Ele admite que muitas vezes as medidas foram antipáticas e duras, com empresários  tendo dificuldades financeiras e até tendo que fechar as portas em razão das medidas restritivas impostas pela pandemia. “Porém foram necessárias para proteger a saúde das pessoas e salvar vidas”, sentencia.

Com o final da atual gestão, o Comitê se dissolve em 31 de dezembro, quando, em 1º de janeiro de 2021, a nova equipe assume a Prefeitura. Pela primeira vez a reunião contou com a participação da médica Sabrina Sarreta, que faz parte da Equipe de Transição da prefeita eleita Elisa Araújo. “Queremos que a nova administração continue favorável aos uberabenses, sem partido ou política, sendo firme para que Uberaba continue apresentando bons índices em relação à pandemia”, concluiu Piau.

Segundo Sabrina Sarreta a Equipe de Transição está tomando pé de como está cada uma das pastas da PMU, para ter uma continuidade nos trabalhos e nada de importante que está sendo feito pela atual gestão seja interrompido. “Vim ao Comitê para tomar pé da situação e parabenizá-los pelo trabalho realizado até este momento, de suma importância para a cidade de Uberaba, que foi exemplo para muitas cidades do país. Estivemos melhores do que a imensa maioria dos municípios brasileiros”, destacou Sarreta.

Todos os membros do Comitê avaliaram que o resultado final foi altamente positivo, porque Uberaba, comparativamente a outras cidades, o Estado, o Brasil e o Mundo conseguiu manter os índices de forma equilibrada, sobretudo em relação ao atendimento hospitalar. “Não faltou leito nem de enfermaria, nem de UTI para ninguém, o que sempre foi uma grande preocupação o tempo todo”, salientou secretário de Saúde Iraci Neto.

Ele agradeceu a cada um dos membros e ao prefeito pela oportunidade que lhe foi dada ao assumir a Secretaria de Saúde, que é maior do que muitas prefeituras no país. Vamos passar um relatório à nova administração, que será uma narrativa técnica desses 10 meses de enfrentamento do vírus. Porque cercear a vida das pessoas é uma coisa inédita e que requer grande responsabilidade. “Ao enfrentarmos a maior crise sanitária do mundo, acertamos muito mais do que erramos, sem conhecer o que era essa pandemia”, sentencia.

 

Jorn. Maria Cândida Sampaio

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar