WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

08/12/2020 - Prefeito Paulo Piau inaugura o Mercado Solidário Pet

A Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde/ Departamento de Controle de Zoonoses inaugurou na manhã desta terça-feira (8), o Mercado Solidário Pet, localizado no Centro de Saúde Professor Eurico Vilela, na rua 13 de Maio, Fabrício.

A iniciativa faz parte das Políticas Públicas de Bem Estar Animal. O Mercado Solidário Pet foi criado nos mesmos moldes da Farmácia Solidária de Uberaba, premiada em Minas Gerais.

O empreendimento tem como objetivo criar rede de solidariedade, convidando a população a doar produtos veterinários para atendimento aos animais de pessoas de baixa renda e animais comunitários.

A iniciativa é a consolidação do projeto Farmácia Solidária Pet, iniciado através de requerimento da vereadora Denise Max, em 2019.

O prédio onde o Mercado está instalado já pertencia à Prefeitura e passou por reforma e adaptação, com investimento de R$13.850 em recursos próprios da Secretaria de Saúde.

Participaram da inauguração o prefeito Paulo Piau; a primeira dama Heloísa Piau; o secretário de Saúde, Iraci Neto; o secretário-adjunto de Saúde, Luciano Correia de Paiva; o diretor de Vigilância em Saúde, Robert Boaventura; a chefe da Seção de Controle de Animais de Pequeno Porte, Luma Tamm Luiz da Costa e a promotora de Justiça, Monique Mosca.

“A inauguração deste Mercado significa o fortalecimento das políticas públicas voltadas ao bem estar animal. É um projeto inspirado na farmácia solidária que já atendeu milhares de uberabenses. E este Mercado Solidário Pet, com certeza, contará com o espírito de solidariedade de nossa gente que, aliás, é um espírito que nos move no poder público”, destacou o secretário Iraci Neto. Ele lembrou, ainda, que a obra do ambulatório estão 70% concluídas e deverá ser inaugurada na próxima gestão.

As doações poderão ser feitas diretamente na sede do Mercado Solidário Pet e no Departamento de Zoonoses e Endemias. Para adquirir qualquer produto do Mercado Pet, o tutor deverá apresentar, além de seus documentos pessoais, também documento de identificação do animal,  comprovante de endereço e receita veterinária.

“Essa é uma grande conquista na luta pelo bem estar animal. Esperamos que o Mercado Solidário Pet de Uberaba sirva de modelo para outras cidades no Brasil. A relação com os animais de companhia tornou-se uma relação afetiva. Tanto que não falamos mais em direito de propriedade, mas família multiespécie. Então, temos que cuidar para que esses animais sejam cuidados e tenham proteção”, destacou a promotora Monique Mosca.

Em seu pronunciamento, o prefeito Paulo Piau destacou ações que foram realizadas na política pública do bem estar animal, como a construção do “Parcão” e as três unidades do Castramóvel.  “Foram muitas ações para a causa animal. Inclusive, temos o Parque Linear com pistas de caminhada e hoje vemos as famílias passeando e levando seus animais de estimação, o que é uma forma de bem estar do animal. Quanto ao ambulatório Pet, como disse o secretário Iraci, está 70% concluído e deixaremos dinheiro em caixa para que a próxima gestão termine a obra”, ressaltou o prefeito Paulo Piau.

 

Jorn. Marconi Lima

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar