WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

03/12/2020 - Parceria entre Prefeitura e Uniube reduz em 34% a fila eletrônica da saúde bucal

O Departamento de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde firmou parceria com a Policlínica Getúlio Vargas da Universidade de Uberaba (Uniube) entre os anos de 2018 e 2020, visando à redução da fila eletrônica de endodontia. Segundo a chefe do setor, Márcia Nomelini, dos 4.031 usuários aguardando atendimento, graças a esse trabalho conjunto, o número foi reduzido para 1.379 este mês, ou seja, 2.642 pessoas conseguiram realizar seus tratamentos endodônticos. "A redução superou 34,20%”, afirmou.

Segundo ela, também foi observada a diminuição das filas de periodontia (34 atendidos), odontopediatria (174 atendidos). Nomeline destaca que de 25 pacientes com necessidades especiais que aguardavam atendimento, 24 conseguiram tratamento.

O Município dispõe de três centros de especialidades odontológicas sendo um na URS Boa Vista, outro na URS São Cristovão e o terceiro no CEO Uniube. Márcia Nomelini explica que o objetivo é oferecer à população serviços especializados, além de diagnóstico bucal com ênfase na detecção do câncer de boca e cirurgia oral menor de tecidos moles e cirurgia bucomaxilar.

“É necessário que as referências e contrarreferências primárias e secundárias sejam bem articuladas, através de mecanismos que vão contribuir para reduzir o impacto epidemiológico, além de prestar assistência especializada de qualidade”, destaca. 

Ela esclarece que em saúde pública a referência é o encaminhamento do usuário para atendimento em níveis de especialização mais complexos enquanto a contrarreferência ocorre quando o paciente é encaminhado novamente ao nível de atenção primária, na Unidade Básica de Saúde de sua referência quando necessário.

O diretor do curso de Odontologia da Uniube, professor Luiz Henrique Borges, ressalta que "a parceria proporciona aos acadêmicos a oportunidade de vivenciar diferentes situações clínicas durante o atendimento, importante na formação do cirurgião dentista, bem como reforça o papel da Universidade de Uberaba na comunidade".

Durante a reinauguração da UMS Tibúrcio Teixeira dos Santos, no bairro Abadia, na manhã desta quinta-feira (3) o prefeito Paulo Piau lembrou que Uberaba ganhou prêmio dos Conselhos Estadual e Federal de Odontologia, ficando em primeiro lugar de Minas e no segundo do Brasil em saúde bucal. “Os uberabenses podem contar com a Prefeitura através de suas unidades de saúde”, concluiu.

 

Jorn. Maria Cândida Sampaio

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar