WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

25/11/2020 - Dezembro Vermelho terá live sobre Viver com HIV na pandemia

Unidades de Saúde intensificarão testagem para Infecções Sexualmente Transmissíveis na próxima semana

 

A Prefeitura Municipal de Uberaba e a Fundação Cultural de Uberaba são parceiras da Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) Saiba Viver na celebração do Dezembro Vermelho este ano. A campanha é voltada para a conscientização e combate a Aids. As atividades iniciam com uma live nesta quinta-feira, dia 26 de novembro, com o tema “Vivendo com HIV dentro da Pandemia”.

Segundo Nilton Resende, membro do Conselho Municipal de Saúde de Uberaba e presidente da Oscip Saiba Viver, o foco do evento é promover um bate-papo sobre prevenção e conscientização sobre as infecções sexualmente transmissíveis. O presidente da Oscip também fará visitas pontuais a algumas unidades na próxima semana, para falar com os presentes sobre os cuidados e prevenção junto tàs pessoas que estiverem presentes. São elas: a USF Beija Flor, no bairro Beija Flor (30/11); UMS Valdemar Hial, no Tancredo Neves (01/12); UMS Álvaro Guaritá, no Valim de Melo (02/12); USF Dr. Edson Luiz Fernandes, no Residencial 2000 (03/12); USF Tia Lola, no bairro Uberaba I, e UMS George Chiree, no Alfredo Freire (04/12).

A chefe do Departamento de Atenção Básica da Secretaria de Saúde, Aline Tristão, conta que ainda haverá intensificação da coleta para testes rápidos nestas unidades na semana do dia 30 de novembro a 04 de dezembro, mas que os testes estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde de Uberaba. “Basta procurar uma unidade e pedir para fazer a testagem, sempre respeitando o regramento sanitário de distanciamento social e uso de máscara, lembrando que ainda estamos em pandemia”, destacou Aline.

O teste, realizado a partir da coleta de sangue com uma perfuração do dedo, identifica se a pessoa tem Hepatite B, C, Sífilis e HIV ao mesmo tempo. Caso o diagnóstico seja positivo, o paciente é encaminhado para acompanhamento no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) da Prefeitura de Uberaba/Secretaria de Saúde, localizado na Avenida Orlando Rodrigues da Cunha, 2.223, no bairro Abadia.

 

Jorn. Clarice Sousa

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar