WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

24/10/2020 - Inaugurada Unidade Básica de Saúde no Rio de Janeiro

O prefeito de Uberaba Paulo Piau entregou, neste sábado (24), no bairro Rio de Janeiro, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Doutor João Francisco Naves Junqueira. Por meio de transmissão virtual, respeitando as diretrizes de distanciamento social devido à pandemia da Covid-19, a inauguração contou com a presença da primeira-dama, Heloísa Piau; do secretário municipal de Saúde, Iraci Neto; do deputado federal, Franco Cartafina; secretário de Serviços Urbanos e Obras, Cláudio Junqueira; secretário adjunto de Saúde, Luciano Corrêa; gerente da Unidade, Denise Abadia Pacheco; e representante da família do homenageado, Regina Maura Costa Junqueira. 

“A minha alegria maior é por estar aqui nessa unidade que recebe o nome do Dr. Junqueira. Foi uma pessoa que ajudou muito Uberaba, sempre pronto e disponível. Essa unidade foi entregue no tempo certo e agradeço e parabenizo a todos os servidores da Saúde. Em breve aqui no Rio de Janeiro terá também Cemei e escola para atender as pessoas que precisam”, ressalta Piau. 

O secretário de Saúde Iraci Neto ressaltou a alegria e satisfação em entregar a unidade de saúde para a comunidade do Rio de Janeiro. “Estar nesse ato de inauguração mostra que temos responsabilidade, compromisso e transparência com coisa pública. Temos um desafio de mostrar à população que a instituição pública é o caminho necessário para mudar a sociedade, e vamos continuar a trabalhar e incrementar a assistência em Uberaba. 

A UBS fica na rua Vivaldo Silveira, 357, no bairro Rio de Janeiro. A unidade terá consultórios odontológicos, de ginecologia e clínica médica. Conta, ainda, com salas de reuniões, vacinação, nebulização, cuidados básicos, entre outros, sendo uma unidade de saúde tipo III, ou seja, serão três Equipes de Saúde da Família com capacidade para atender média de 12 mil pessoas. 

A UBS do Rio de Janeiro irá funcionar de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. A obra contou com recursos provenientes de emenda parlamentar do ex-deputado federal e atual secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Marcos Montes, e contrapartida do Município. 

Homenageado. O médico e professor Dr. João Francisco Naves Junqueira nasceu em 1930. Casou-se, teve quatro filhos e sete netos. Aos 24 anos formou-se na Faculdade Nacional de Medicina da Universidade do Brasil, no Rio de Janeiro. Foi professor adjunto da Universidade Federal do Triângulo Mineiro e professor chefe da Clínica Cirúrgica e Torácica. Foi professor da Faculdade Nacional de Medicina, na Escola de Enfermagem Frei Eugênio, membro do Conselho Curador da Faculdade de Medicina e Presidente do Conselho de Administração da Santa Casa. Diretor da Faculdade de Zootecnia, presidente do Conselho Curador da Fundagri, membro fundador e conselheiro da Fundação de Ensino e Pesquisa de Uberaba da Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro. Foi diretor, vice-presidente da ABCZ. Sócio fundador da Unimed Uberaba e do Prona. Sócio fundador do Lions Clube Uberaba em 1959. Recebeu 14 honrarias, entre elas a Medalha Carlos Chagas em seu centenário (do governo do estado de Minas Gerais), Mérito Agropecuário ABCZ; Medalha Major Eustáquio; Mérito Rotário; dentre outras. Foi secretário municipal de Saúde, presidente do Conselho Municipal de Saúde. Servidor emérito da Polícia Militar. Diretor administrativo da Codau. Faleceu em 27 de novembro 2010.

 

Jorn. Ana Paula Neves

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar