WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

23/10/2020 - Campanha Novembro Azul inicia dia 03

Homens deverão coletar PSA antes de ir a consulta com urologista

 

A Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria de Saúde, irá iniciar a campanha Novembro Azul na próxima terça-feira, dia 03. O mês é voltado para a conscientização sobre a saúde do homem e o câncer de próstata, cuidados e prevenção.

A chefe de departamento da Atenção Especializada, Sheron Hellen da Silva, explica que os homens deverão coletar o exame de sangue PSA antes de ir à consulta com o urologista, para que já tenha o resultado do exame em mãos. “Já vamos começar agora, dia 26 de outubro, com os exames de PSA. É só o homem ir até a unidade de saúde para que seu exame seja agendado e ele possa pegar o pedido com o médico ou enfermeiro da unidade. É nesse momento que ele receberá todas as informações sobre o exame, entretanto, casos o homem não consiga ir para realizar o agendamento, outra pessoa pode ir no seu lugar, desde que tenha os documentos pessoais e cartão SUS do paciente”, ressalta Sheron.

Após o exame de sangue, o paciente vai receber uma ligação da Secretaria de Saúde, informando a data da consulta dele com urologista, que será cerca de uma semana após a coleta do PSA. “Com isso, o paciente já terá o resultado do seu exame no momento da consulta, o que a torna mais efetiva. Reforçamos que as vagas são limitadas na campanha, para que possamos atender a todos os cuidados sanitários relativos à pandemia da Covid-19, mas o exame pode ser realizado durante todo o ano”, esclarece a chefe de Departamento. É importante que as pessoas atualizem seu telefone no cadastro nas unidades de saúde para que o agendamento seja realizado.

Pré-requisitos – Devem realizar os exames homens de 50 a 75 anos de idade. Homens negros ou com casos na família devem fazer o preventivo a partir dos 45, devido pré-disposição.

Orientações – Para fazer o exame de sangue, o paciente NÃO PODE: ter realizado toque retal, ter relações sexuais ou ejaculação, realizar exercício em bicicleta ou andar a cavalo nos últimos dois dias; usado supositório ou sonda uretral nos últimos três dias; ter feito cistoscopia nos últimos cinco dias; ultrassom transretal nos últimos sete dias; colonoscopia nos últimos 15 dias; estudo urodinâmico nos últimos 21 dias e NÃO PODE ter feito biópsia de próstata nos últimos 30 dias.

 

Jorn. Clarice Sousa

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar