WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

22/10/2020 - Uberaba ganha mais uma unidade do CastraMóvel

O prefeito Paulo Piau apresentou à população nesta quinta-feira (22) o segundo CastraMóvel de Uberaba. A unidade móvel atenderá ao Programa de Manejo Populacional de Cães e Gatos de Uberaba.

A entrega foi acompanhada pelo secretário de Saúde, Iraci de Souza Neto; o secretário de Meio Ambiente, Marlus Salomão; a superintendente de Bem Estar Animal, Janaína dos Reis Coutinho Alves; o secretário de Governo, Rodrigo Vieira; o secretário de Planejamento, Nagib Facury e o secretário de Serviços Urbanos e Obras, Cláudio Junqueira.

Também participou do evento o deputado federal Franco Cartafina, que fez gestões junto ao governo federal para liberação do recurso de R$ 120 mil para aquisição do equipamento.

“O momento é muito especial. Plantamos esta semente em 2017, quando eu ainda era vereador, e recebi esta demanda da equipe do Abrigo dos Anjos, na pessoa da Alessandra Piagem. Busquei os recursos e acompanhei todo o processo de liberação até a compra, que é muito específica e por isso levou tempo. Hoje estamos celebrando esta vitória”, afirmou Franco Cartafina. Ele destacou que será  planejada pelo Município a execução das castrações, mas pediu prioridade para as comunidades rurais, que têm grande população de animais. “E, na sequência, a ideia é atender aos novos conjuntos habitacionais da Cidade”, completou.

O CastraMóvel funcionará em veículo do tipo carretinha-reboque-baú acoplado em automotor onde será realizada a castração gratuita e itinerante de animais de pequeno porte por profissionais capacitados dentro do Programa de Manejo Populacional de Cães e Gatos.

“Cada dia percebemos que as pessoas querem cuidar melhor dos animais domésticos. E nós avançamos muito na política de bem estar animal. Exemplo disso é que estamos finalizando uma Unidade Básica de Saúde Pet e uma Farmácia Básica Pet, além do ‘Parcão, um espaço destinado aos animais de estimação entregue pela Prefeitura e o Sicoob Uberaba. Estamos evoluindo”, frisou o prefeito Paulo Piau. 

A política de castração de machos e de fêmeas têm como propósito, também, não deixar que os animais sofram. Esse serviço prestado à comunidade atenderá, sobretudo, às famílias que não tem condições de pagar com os custos de profissional veterinário.

 

Jorn. Marconi Lima

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar