WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

13/10/2020 - LIRAa de outubro é suspenso devido a pandemia

A Prefeitura Municipal de Uberaba não irá realizar o Levantamento de Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) de outubro este ano devido a pandemia de Covid-19. Segundo o diretor de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde, Robert Boaventura, o levantamento foi suspenso por orientação do Ministério da Saúde.

A LIRAa é uma metodologia de trabalho que ajuda a mapear os locais com altos índices de infestação do mosquito Aedes aegypti e, consequentemente, alerta sobre os possíveis pontos de surto das arboviroses. A partir dos dados do LIRAa é possível identificar os criadouros predominantes e verificar a situação de infestação no Município, além de permitir o direcionamento das ações de controle como mutirões, vistorias mais detalhadas, entre outras medidas para as áreas mais críticas.

No entanto, as ações em Uberaba não param. Além das visitas domiciliares, observando as diretrizes de cuidados devido à pandemia, o Departamento de Controle de Zoonoses e Endemias segue com as visitas aos pontos estratégicos (imóveis grandes como borracharias e ferros-velhos), bloqueio de transmissão nos casos notificados e nebulização com motofogs.

O Departamento de Zoonoses reforça a população da importância da colaboração de todos para evitar a proliferação do mosquito, evitando água parada e mantendo os quintais limpos. Em casos de dúvidas, denúncias e solicitações, as pessoas podem entrar em contato pelo Disque Dengue pelo 3317-4660 ou o aplicativo “Uberaba contra a Dengue”.

 

Jorn. Clarice Sousa

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar