WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

05/10/2020 - Atenção Básica está colhendo papanicolau por agendamento

Ação dentro do Outubro Rosa foi adaptada durante pandemia 

A Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde de Uberaba, teve que se reinventar para comemorar o Outubro Rosa em 2020. Devido a pandemia de Covid-19, ações presenciais tiveram que ser adaptadas, como a abertura transmitida virtualmente do Centro de Atendimento Integral à Saúde da Mulher (Caism) no dia 1º.

As Unidades Básicas de Saúde do Município, no entanto, seguem reforçando a atenção da população sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer de colo do útero, bem como realizando coletas de exame papanicolau, entrega de pedidos de mamografia e outras orientações. A coleta de papanicolau é voltada para mulheres de 25 a 64 anos de idade, enquanto o pedido de mamografia é voltado para mulheres de 50 a 69 anos, público alvo desse exame.

As mulheres que estão fora dessa faixa etária, também poderão realizar o exame de mamografia e deve passar por atendimento médico, que vai avaliar a necessidade do pedido.

As mulheres precisam apenas entrar em contato com a sua unidade de referência presencialmente,  por telefone, ou com o seu agente comunitário de saúde, para agendar um horário.

Aline Tristão, chefe do Departamento de Atenção Básica da SMS, conta que algumas pacientes se demonstraram inseguras em ir até as unidades, devido a pandemia, mas ressalta que todos os cuidados estão sendo tomados. “Além do agendamento, que evita a aglomeração, as unidades contam com consultórios específicos para a realização dos exames, higienização de todo o ambiente a cada coleta de papanicolau, os profissionais todos com equipamentos de proteção adequados, então podem ficar tranquilas”, ressalta Aline.

Ainda, durante todo o mês serão intensificados os atendimentos alusivos à temática e divulgados vídeos educativos com os profissionais do Caism e das Unidades Básicas de Saúde pela Secretaria Especial de Comunicação (Secom) da Prefeitura.

 

Jorn. Clarice Sousa

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar