WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

18/09/2020 - Novo decreto regulamenta apresentações artísticas e de atividades esportivas

Prefeitura de Uberaba publica no Diário Oficial do Município – Porta Voz desta sexta-feira (18) regulamentação para apresentações artísticas e de música ao vivo, eventos e transmissões ao vivo em bares e restaurantes, desde que observadas as devidas regras. No caso da apresentação artística, serão até três músicos, com barreira sanitária entre eles e o público. Na mesa dos restaurantes e bares, são os 4 adultos mais crianças com até 12 anos. Também será publicada portaria regulamentando o funcionamento das atividades esportivas em espaços fechados e atividades aquáticas. As publicações são referentes a deliberação do Comitê Técnico-Científico em relação ao posicionamento de Uberaba na Onda Verde do Minas Consciente. 

Tanto o prefeito Paulo Piau quanto o secretário de Saúde Iraci Neto ressaltaram que apesar do governo do Estado de Minas Gerais autorizar o avanço do Município para a Onda Verde devido aos indicadores positivos, Uberaba seguirá de maneira cautelosa, com foco em preservar a vida dos uberabenses. 


O Prefeito Paulo Piau destacou que o avanço é resultado de um tripé infalível para que o Uberaba chegasse essa condição de referência regional e brasileira. “Primeiro, tomamos as medidas certas na hora certa, junto com Comitê Técnico-Científico. Segundo, a fiscalização, pois não adiantam medidas, se não tiver fiscalização. E terceiro, a comunidade – na sua maioria - entendeu aquilo que só ela podia fazer: não aglomerar, usar máscara, cuidar da higiene e limpeza, lavar as mãos sempre, usar álcool gel. Então, Uberaba está de parabéns, porque sem ela não teríamos passado da Onda Amarela para a Onda Verde no Minas Consciente”, ressaltou o prefeito.


O secretário de Saúde de Uberaba apontou que antes da programação para retomada de segmentos da Onda Verde, foi feito um ajuste em segmentos que já estão em funcionamento, após análise dos dados do Município.  “Vamos avaliar o impacto desses ajustes, para a partir de outubro pensarmos a retomada da rede de saúde e da rede educacional do Município de Uberaba e atividades de entretenimento, como eventos e cinemas, sempre fazendo análises quinzenais, observando todos os critérios que temos observado no enfrentamento dessa pandemia desde o início”, enfatizou o secretário Iraci. 


Programação. O Comitê atualizou o protocolo municipal de retomada de alguns segmentos com base no Minas Consciente. A previsão é de que a partir do dia 02 de outubro, sejam retomados procedimentos eletivos de saúde selecionados e atendimentos ambulatoriais. Atividades de ensino em geral, tanto públicas quanto privadas devem apresentar planos de ação até o dia 02 de outubro. O Comitê irá então deliberar sobre os protocolos para um possível início de atividades no dia 19 de outubro. O prefeito Paulo Piau enfatiza que se trata apenas de uma previsão inicial. “É uma preocupação de cada família em relação a contaminação das crianças, mas várias cidades brasileiras já estão com protocolos, estão voltando, e temos que estar preparados. Lembrando que se as escolas não tiverem um protocolo adequado nós não vamos liberar a volta às aulas”, destacou o prefeito. Com relação a volta de eventos recreativos e cinemas, a apresentação de protocolos está programada para até o dia 30 de outubro, com possível retomada para 16 de novembro, segundo o secretário de Saúde de Uberaba, que lembra que todas as medidas passam por avaliação a cada 15 dias para readequações dos setores, conforme os indicadores do município. 

 

Jorn. Clarice Sousa

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar