WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

26/08/2020 - NOTA SMS

A Secretaria Municipal da Saúde de Uberaba, através do Complexo Regulador Municipal, encarregado de gerenciamento da ocupação de leitos destinados à Covid-19 no âmbito dos hospitais públicos conveniados ao SUS e, monitoramento da ocupação de leitos dos Hospitais Privados, vem a público esclarecer:

São inverídicas as informações veiculadas que dão conta de que o Hospital São Domingos estaria com sua lotação completa para acolhimento de pacientes Covid-19. As informações repassadas por aquela instituição e que são checadas pela SMS (a qual reiteramos, não gerencia leitos em hospitais privados não conveniados ao SUS. Apenas monitorando-os), dá conta de que o hospital possui neste momento (censo vespertino) ocupação de 75% de seus leitos de UTI destinados para acolhimento de pacientes Covid-19.

O Mário Palmério Hospital Universitário, por sua vez, em sua ala de atendimento a pacientes privados e/ou de convênios (cujos leitos são também monitorados por essa SMS, não sendo por esta secretaria geridos, portanto), possui em seu censo de ocupação, devidamente checado, 70% de pacientes Covid-19 suspeitos ou confirmados ali internados em UTI.

No Hospital São Domingos não há internações - por decisão interna daquela instituição - de pacientes em ambientes de enfermarias. No MPHU há, neste momento, ocupação de 90% de leitos de enfermarias ocupados. Mas, destes, 30% são pacientes com casos suspeitos, que podem receber alta para outras unidades internas assim que os exames forem liberados.

Em ambas as instituições hospitalares existem protocolos assistenciais com critérios técnicos, que levam em consideração sintomas apresentados pelos pacientes e, ainda, resultados de exames realizados. É o somatório destas informações que define se há ou não a necessidade de indicação técnica por internações em quaisquer dos ambientes intra-hospitalares (UTI ou Enfermaria). Deste modo, não é verdadeira a informação de que somente se houver comprometimento pulmonar em mais de 50% do campo de imagem em tomografia que será autorizada uma internação. E ainda menos real a correspondência disto com o fato de que este critério é adotado em função de uma lotação que, como comprovado, não existe no presente momento.

Finalmente, é importante destacar que o município de Uberaba segue com o quantitativo total de leitos destinados para internações de pacientes suspeitos ou confirmados com Covid-19 que se mantém até o momento em percentual abaixo de 50% de sua ocupação global.

O trabalho diário de monitoramento da realidade da rede hospitalar, tanto para pacientes Covid-19 quanto para casos não Covid-19 segue, permanentemente, por parte desta SMS. Notícias sem fundamentação não contribuem para o aprimoramento dos processos desempenhados e podem, por sua vez, gerar confusão e alarme populacional que, neste momento, pode atrapalhar o fluxo geral dos trabalhos desenvolvidos.

A responsabilidade individual com uso de máscaras e medidas distanciamento social, evitando-se aglomeração, são atitudes práticas que devem ser desempenhadas pela população no sentido de se evitar que os percentuais ainda com certa margem de segurança, sigam permitindo que as internações possam ocorrer quando houver critérios técnicos para tanto.

 

Secom/PMU 

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar