WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Defesa Social

25/08/2020 - Live sobre segurança no pedal aborda orientações e medidas para evitar acidentes

A Prefeitura de Uberaba promoveu na tarde desta terça-feira (25) uma live sobre medidas de segurança no pedal, devido ao número crescente de ciclistas e os recorrentes acidentes neste período de pandemia da Covid-19. O objetivo do governo municipal foi orientar esse público sobre como evitar acidentes e transitar com mais segurança. A transmissão ocorreu via Facebook da Prefeitura de Uberaba.

Participaram da live, o prefeito Paulo Piau, o secretário de Defesa Social Wellington Cardoso, o presidente interino da Funel Flávio Henrique Bernardes dos Santos, a representante do Samu Ana Paula Jardim, o comandante do Corpo de Bombeiros Tenente Coronel Anderson Passos, o subcomandante da Guarda Municipal Marcelo Santos, o subtenente de Trânsito Roberto Mauro Dia e representantes do pedal em Uberaba.

O prefeito Paulo Piau abriu a live destacando a tendência de muitos países em incentivar a bicicleta como substituto do transporte motor. “Uberaba tem seguido essa tendência, temos visto um aumento grande de ciclistas, principalmente durante a pandemia, mas de qualquer jeito, sem sinalizadores, sem capacete, entre outros equipamentos de proteção. E temos observado também um aumento de acidentes”, ressaltou o prefeito.  

Com isso, o prefeito enfatizou a participação dos órgãos de segurança na transmissão para orientá-los sobre os cuidados a serem tomados.

O secretário de Defesa Social, o jornalista Wellington Cardoso apontou que em geral, as bikes não têm cumprido a legislação, atentando para as regras do Código de Trânsito Brasileiro. Entre as preocupações citadas pelo secretário estão a circulação na contramão e a falta de luzes no período noturno. “É preciso que o ciclista se conscientize de ter o seu devido equipamento para melhorar a visibilidade dele e dos outros condutores, bem como respeitar as regras de trânsito, sendo dever do poder público aumentar as ciclovias e ciclofaixas”, salientou. Já o subcomandante da Guarda Municipal, Marcelo Santos, orientou que os ciclistas a terem cuidado com a abertura de veículos, seguir sempre o mesmo fluxo do trânsito, utilizar roupas refletivas e calçado adequado para a prática esportiva.  

Dados do Samu apontaram que em 2020, de janeiro até julho foram 117 acidentes atendidos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. “Apesar de em 2019, no mesmo período, termos registrado 101 acidentes com bicicleta atendidos, em 2020, a maior parte dos números foi predominante em maio, junho e julho, enquanto até abril, foram poucas situações devido a maior restrição durante o começo da pandemia”, destacou a representante do Samu, Ana Paula Jardim.

 

Jorn. Clarice Sousa

 
 
 

Outras Notícias: Defesa Social



Voltar