WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

03/08/2020 - Taxa de prevalência da Covid-19 cai 33% em Uberaba

Em análise da evolução da pandemia do coronavírus em Uberaba, o secretário de Saúde, Iraci de Souza Neto, destaca que a taxa de prevalência da Covid-19 no município caiu 33% entre final da semana epidemiológica 31 e início da semana 32. O dado leva em consideração a média móvel de Uberaba, uma taxa dos últimos 14 dias, que são analisados os casos positivos acumulados e o número de casos já recuperados, segundo Iraci.

“Fazendo essa relação, nos dá uma prevalência de taxa de número de casos ativos e positivos durante esse dia. Na quinta-feira, dia 30 de julho, nós tínhamos uma prevalência de ativos de 27 pessoas por 100 mil habitantes durante os últimos 14 dias”, conta Iraci. Já nesta segunda (03), essa mesma análise com os dados de sexta (31), sábado (1º) e domingo (02), a taxa de prevalência cai para 18 pessoas por 100 mil habitantes, aponta o secretário de saúde. “É uma surpresa muito positiva, representando quase que 33% de regressão desses números, demonstrados inclusive com os gráficos rodados no dia de hoje pela parceria de estatística com o pessoal do curso de Matemática da UFTM”, destaca Iraci.

Ainda segundo dados apresentados pelo secretário de Saúde de Uberaba, nessa última semana o Município teve um número alto de recuperados, relacionado a um número baixo de resultados de exames positivos, com estabilidade no percentual de mortalidade e letalidade e manutenção dos índices de positividade em relação aos casos negativos de testes. Isso quer dizer que para cada 100 pessoas testadas, 90 apresentaram resultados negativos e 10 positivos.

Leitos. Iraci destaca que a taxa de ocupação de leitos de unidade de terapia intensiva de Uberaba permanece abaixo de 50%. Ele ressalta ainda que em relação a moradores do Município, Uberaba tem uma taxa de ocupação inferior a 20%. “O que tem impactado mais em nossos hospitais são os casos oriundos da região da qual somos referência para tratamento. A queda da taxa de prevalência de ativos, que, em três dias, caiu de 27 para 18, tem um valor estatístico e epidemiológico importante para comprovar que Uberaba não só está na estabilidade, como na decadência do processo de disseminação do Covid-19 no município, neste momento”, pontua.

 

Jorn. Clarice Sousa

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar