WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

24/07/2020 - Diferente do Estado, Uberaba tem testes com maior confiabilidade

Enquanto o governo de Minas Gerais faz porcentagem maior de testes rápidos, Uberaba utilizar o RT-PCR padrão ouro, garantindo maior confiabilidade nos resultados. Segundo o diretor de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde de Uberaba, Robert Boaventura, dos casos positivos no Município, 57,1% são de testes de PCR, contra apenas 28,5% do Estado.

“Mais de 70% dos casos positivos de Minas são de testes rápidos conforme o Estado divulgou essa semana, enquanto no nosso Município é bem diferente. São 57,1% só de PCR, enquanto os testes rápidos representam apenas 35,7% dos nossos casos identificados como positivos”, relatou Robert. A sorologia quantitativa representa 7,2% dos testes de Uberaba.

O PCR detecta o vírus por meio de swab naso/orofaríngeo (secreções), o teste recomendado para o diagnóstico laboratorial da Covid-19, pois possibilita o diagnóstico etiológico, apresentando especificidade e sensibilidade altas. Já testes imunológicos, como o teste rápido, servem para identificar os anticorpos da classe IgA, IgM e IgG, e sua realização é recomendada quando os sintomas tiverem iniciados há pelo menos 10 dias.

O próprio documento do Estado divulgado, dia 21 de julho, aponta que os ‘testes rápidos têm maior sensibilidade quando usados a partir de 14 dias de início de sintomas, ou seja, não são adequados para diagnóstico individual, pois só permitem avaliar infecções passadas’.

Testagem qualificada. Atualmente, a Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Codiub - Inteligência Digital, realiza um Plano de Testagem Municipal Qualificado, idosos acima de 60 anos e portadores de doenças crônicas que apresentaram sintomas de síndrome gripal há mais de 10 dias e menos de 30 possam realizar o agendamento online para testes de Covid-19, segundo Robert. O acesso à ferramenta está disponível no portal Saúde Ativa, pelos links www.saudeativauberaba.com.br ou www.uberabacontracovid.com.br/.

Após o agendamento, a pessoa deverá comparecer no dia e local marcados para a realização do exame. Uma equipe de teleatendimento está disponível para orientar as pessoas e esclarecer dúvidas pelo telefone 0800 940 0101.

 

Jorn. Clarice Sousa

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar