WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

14/07/2020 - Uberaba caminha para ter Hospital do Rim

Beneficência Portuguesa apresenta proposta para mudar perfil assistencial e focar no atendimento a renais crônicos

 

O prefeito Paulo Piau, acompanhado do secretário de Saúde, Iraci de Souza Neto, recebeu nesta terça-feira (14) a direção técnica do Hospital Beneficência Portuguesa (HBP) para tratar sobre a implantação de hospital especializado em doenças renais crônicas em Uberaba. Segundo o diretor técnico-médico do Beneficência Portuguesa, médico Antônio Hueb, a proposta é mudar o perfil assistencial do hospital, focando tanto na nefrologia, que trata de doenças renais, quanto na urologia, que cuida da bexiga e da próstata.

“Esta ideia já vem faz algum tempo e agora, com inauguração do Centro Municipal de Diabetes e Hipertensão, vimos a possibilidade de fazer uma conexão direta com Hospital Beneficência Portuguesa, transformando no Hospital do Rim de Uberaba, uma vez que já dispomos do serviço de hemodiálise, que é o maior de Uberaba hoje”, relata Hueb.

São cerca de duas mil sessões de hemodiálise por mês, de acordo com o médico. Durante a apresentação, foi apontado que as doenças renais crônicas (DRC) são um problema de saúde pública mundial, em que 35% tem como causa a hipertensão arterial sistêmica, enquanto a diabetes representa outros 30% do gatilho.

O prefeito Paulo Piau se disse muito animado com a apresentação, pois Uberaba tem vocação para atendimentos específicos. “É um pontapé inicial de repaginação do Beneficência Portuguesa para que Uberaba, mais uma vez, possa ter um serviço especializado voltado para o atendimento ao paciente renal crônico e que, com certeza, pode melhorar muito a saúde e a vida das pessoas da nossa cidade”, destacou o prefeito.

O secretário Iraci explica que após a apresentação do protocolo de intenções para mudança do perfil assistencial do Beneficência Portuguesa, o próximo passo é formalizar  projeto de viabilidade assistencial do atendimento especializado. “É um tema importante para a saúde pública, temos uma grande demanda dessa especialidade. Vamos aguardar o estudo da viabilidade operacional, estrutural e financeira para o poder público auxiliar a instituição na estruturação desta importante iniciativa”, destacou Iraci.

 

Jorn. Clarice Sousa

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar