WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

08/07/2020 - Primeiro CastraMóvel chega a Uberaba

A unidade móvel atenderá ao Programa de Manejo Populacional de Cães e Gatos de Uberaba

O prefeito Paulo Piau apresentou à população nesta quarta-feira (8), o primeiro CastraMóvel de Uberaba. Devido ao isolamento social em decorrência da Covid-19 o equipamento foi apresentado em transmissão ao vivo pelo Facebook da Prefeitura de Uberaba.

A entrega foi acompanhada pelo secretário de Saúde, Iraci de Souza Neto; pela promotora de Justiça de Minas Gerais Monique Mosca, que também esteve representando o coordenador regional das Promotorias de Justiça de Defesa do Meio Ambiente das Bacias do Rio Paranaíba e do Baixo Rio Grande, o promotor de Justiça Carlos Valera e pela vereadora Denise Max.

O CastraMóvel funcionará em veículo do tipo carretinha-reboque-baú acoplado em automotor onde será realizada a castração gratuita e itinerante de animais de pequeno porte, por profissionais capacitados, dentro do Programa de Manejo Populacional de Cães e Gatos.

“Diminuir a população de animais de rua animais abandonados é um dever nosso e com isso a castração é a melhor receita para o controle da natalidade de cães e gatos. A política de castração de machos e de fêmeas têm como propósito, também, não deixar que os animais sofram. Esse serviço prestado à comunidade atenderá, sobretudo, às famílias que não tem condições de pagar com os custos de profissional veterinário. Nosso dever e cuidado com a população também inclui cuidar dos seus animais”, destacou o prefeito que fez questão de lembrar as outras ações em prol do cuidado com os animais como o Parcão – que devido à pandemia de Covid-19 permanece fechado e, a construção do ambulatório animal que será o primeiro do Triângulo Mineiro e atenderá à necessidade de fortalecer a atenção aos animais da Cidade. O serviço também será coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde por meio do Centro de Controle de Zoonoses e Endemias.

O secretário de Saúde Iraci Neto comemorou o recebimento do veículo e antecipou o recebimento de mais dois em breve. “Esse projeto é o resultado de Termo de Ajustamento de Conduta assinado pelo Prefeito Municipal Paulo Piau junto ao Ministério Público do Meio Ambiente com a presença, na época, dos promotores Carlos Valera e Monique Mosca. O serviço atenderá diretamente as ações de política de manejo e controle populacional de cães e gatos através do projeto de melhoria da qualidade de vida e saúde do animal”, explica Iraci.

De acordo com o secretário, o serviço ainda não estará disponível na sua totalidade devido ao período de pandemia onde estão suspensas as cirurgias eletivas. “O CastraMóvel é um ambulatório itinerante de pequenas cirurgias de castração e por trazer a possibilidade de aglomeração de pessoas que contribui para a possibilidade de transmissão do vírus, o veículo ficará na Secretaria de Saúde. Enquanto perdurar a pandemia vamos intensificar o planejamento da operação do CastraMóvel como contratação de profissionais, implementação de materiais e insumos necessários, treinamento e capacitação em parceria do Hospital Veterinário, dentre outras ações. Esperamos que esse período passe logo e que em meados de setembro/outubro já estejamos com o veículo nas ruas”, pontua.

 

Jorn. Sabrina Alves 

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar