WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

28/06/2020 - Hospital Regional de Uberaba irá dobrar a capacidade de leitos de UTI

HR recebe 20 respiradores do Estado neste sábado (27)

 

A notícia foi anunciada pelo Prefeito Paulo Piau e pelo secretário de Saúde Iraci de Souza Neto. Neste sábado (27), o Hospital Regional José de Alencar recebe 20 respiradores, sendo 14 invasivos e seis não-invasivos, e quatro cardioversores com marcapasso. Segundo o secretário Iraci, desde quarta-feira, dia 24, a Prefeitura estava trabalhando para agilizar o processo de liberação dos equipamentos que compõem o conjunto de equipamentos para um leito de UTI. Na manhã desta sexta (26), um caminhão da Prefeitura de Uberaba foi a Belo Horizonte para trazer esses 20 respiradores. O Hospital Regional recebeu ainda dois respiradores que foram recuperados pela Polícia Militar e um respirador doado pelo Estado.

O prefeito Paulo Piau destacou a importância da chegada desses equipamentos, que são oriundos de recursos federais, que passam pelo governo do Estado e vieram para Uberaba. “Essa notícia é boa, porque embora a taxa de ocupação de leitos de UTI esteja em torno de 37% hoje, com mais 27 equipamentos, nós vamos dobrar a capacidade do Hospital Regional e a taxa de ocupação dos nossos hospitais e leitos de UTI, como consequência, vai reduzir mais ainda, nos dando um conforto a mais para a tomada de medidas”, explica o prefeito.

Segundo Iraci, além da capacidade de leitos de UTI ser dobrada de 30 para 60 unidades, os leitos de enfermaria também vão aumentar de 55 para 70 leitos. Camas, monitores cardíacos e outros equipamentos que compõem o conjunto de equipamentos para montagem de leitos foram adquiridos com recurso do Ministério Público do Trabalho no valor de R$ 340 mil reais, acrescentou o secretário. “O Hospital Regional, contudo, vai ter uma operação específica para Covid-19 neste conjunto de UTIs e enfermarias, com 130 leitos específicos para o Covid, que vai dar mais segurança e retaguarda para o enfrentamento dessa pandemia nas necessidades de internação hospitalar”, ressalta.

 

Prefeitura antecipou processos seletivos para ampliação do HR

 

Compra direta de insumos está sendo tratada com distribuidoras e indústrias

 

Face à notícia de ampliação do número de leitos do Hospital Regional José de Alencar, o secretário de Saúde Iraci explicou o Plano de Contingência Municipal e Regional de combate a Covid-19 já contava com alinhamento para iniciar processos seletivos de contratação de profissionais e colaboradores desde o início da pandemia. A contratação de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas e outros profissionais que compõem a assistência hospitalar, necessários para a ampliação do Hospital Regional já estão em andamento.

Outro desafio do momento, segundo Iraci, é manter o estoque de insumos e medicamentos como relaxantes musculares e sedativos para poder entubar pacientes devido o desabastecimento nacional. “Nós estamos em contato com diversas distribuidoras e diretamente com indústrias farmacêuticas para fazer compras diretas e não deixar faltar esses insumos e medicamentos específicos para o uso de UTI”, conta.

Um comitê de gerenciamento para manter todos os estoques do Hospital Regional trata do controle específico desses insumos básicos e específicos para a manutenção dos leitos de UTI, de acordo com o secretário. O planejamento tanto para aquisição de insumos, quanto contratação de profissionais já leva em consideração o aumento de leitos de UTI anunciado neste sábado (27).

 

Jorn. Clarice Sousa

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar