WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

22/06/2020 - Assinada ordem de serviço para o 1º ambulatório pet da região

O prefeito Paulo Piau, juntamente com os secretários de Saúde, Iraci Neto, e de Serviços Urbanos e Obras, Claudio Junqueira, assinou Ordem de Serviço para construção do ambulatório animal. O equipamento será o primeiro do Triângulo Mineiro e atende à necessidade de fortalecer a atenção aos animais da Cidade. O serviço será coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde por meio do Centro de Controle de Zoonoses e Endemias.

O projeto orçado em R$498.055,75 prevê estrutura para procedimentos ambulatoriais e de castração cirúrgica, salas de pré e pós-operatório, leitos de observação e baias para receber animais com suspeitas de contaminação ou doenças contagiosas. As baias já existentes serão revitalizadas. A previsão é que a obra seja concluída em cinco meses.

Segundo o prefeito Paulo Piau, “a cidade não pode parar". "Enquanto estamos trabalhando ativamente na luta contra a Covid-19, também realizamos ações como tapa buracos, coleta de lixo, fornecimento de água, tratamento de esgoto, enfim, tudo para o funcionamento da cidade", destacou. As obras do Plano 200 - ressaltou Piau - estão sendo executadas conforme a programação; muitas sendo entregues antecipadamente.

O prefeito disse considerar a obra do ambulatório animal importante para o Município, tendo em vista sua utilidade pública e uma responsabilidade relacionada no rol de atribuições da Secretaria de Saúde o trabalho com os pets por meio da Zoonoses. "Este projeto já vem de muito tempo e agora será concluído atendendo aos anseios da comunidade”, citou.

Iraci Neto destacou que os serviços serão voltados para quem não tem condições de custear tratamento aos seus animais e vai atender também ao Controle Populacional de Animais de Pequeno Porte.

“Este projeto é voltado para o bem-estar e a causa animal, principalmente os animais de pequeno porte como cães e gatos da nossa cidade. Teremos duas baias destinadas a animais de grande porte, ampliando os atendimentos a serem realizados”, explica o secretário que ressaltou outros procedimentos a serem realizados na Unidade Básica para Pets – como também é chamado o projeto – terá consultas, curativos, medicações, dentre outros.

A proposta do Município, conforme o secretário, é atuar de maneira integrada com as secretarias municipais, sociedade civil organizada através das ONGs que cuidam dos animais de rua, Ministério Público de Minas Gerais e população de forma geral.

Canil - Anexo à Unidade Básica de Saúde Pet, o canil está sendo reformado. Conforme o secretário, o local será destinado para recuperação pós procedimentos médicos e acolher o cão até adoção consciente.

 

Jorn. Sabrina Alves

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar