WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

15/06/2020 - NOTA SMS

A Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, tem como um dos seus pilares a transparência e o respeito à publicidade dos dados relacionados à pandemia da Covid-19. Sendo assim, mediante notícia veiculada na imprensa local, redes sociais e aplicativos de mensagem, no tocante a divergência de números de casos de coronavírus na cidade, esclarecemos:

•        Dados epidemiológicos devem ser tratados minuciosamente e por profissionais técnicos e qualificados da área de saúde;

•    No caso da Covid-19 é publicado o Monitoramento Diário, que compila as informações angariadas pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica, onde são informados apenas os casos RESIDENTES DE UBERABA (ou seja, de uberabenses), pois são os casos mais importantes e de interesse do município e ao monitoramento epidemiológico;

•     A informação que está circulando se refere aos dados de Uberaba e Região, ou seja, de pacientes de Uberaba e de outras cidades. Assim sendo, obviamente, estará divergindo do Monitoramento Diário divulgado pela PMU, que se refere apenas aos casos de Uberaba;

•      Cabe destacar também, que há duplicidade na realização de exames, visto que alguns cidadãos têm feito exames em mais de um local e esta informação foi repassada a Justiça, sem o filtro feito pela Vigilância Epidemiológica, que avalia todos os casos informados, de modo a não ocorrer estas duplicidades. Por isso, a checagem é contínua e feita por profissionais já capacitados para tal.

•      É importante salientar que a Covid-19 é um Agravo de Notificação Compulsória (Portaria de Consolidação nº 4 – Anexo V – Capítulo 1; Sessão 1 e Boletim epidemiológico nº 8 COE Coronavírus 09 de abril de 2020), motivo pelo qual cabe aos laboratórios que realizam exames para a detecção da Covid-19 encaminhar todos os resultados ao Departamento de Epidemiologia, sendo que este tem por obrigação de verificar individualmente os casos e repassar a população informações mais precisas e que correspondam a realidade epidemiológica do município.

Ademais, é importante ressaltar que as informações contidas no Monitoramento Diário, quanto àquelas informadas na Ação Civil Pública são distintas do controle epidemiológico da doença Covid-19. O Departamento de Vigilância Epidemiológica processa os dados e faz o lançamento dos resultados nas datas correspondentes aos dias das coletas (início da sintomatologia) e não no dia em que eles são divulgados nos boletins informativos. Há, portanto, um “delay” natural entre data de coleta, data do resultado e lançamentos retroativos dos casos. E é exatamente por isso, a importância de se ter profissionais capacitados para análise das informações.

Por fim, a prefeitura repudia veementemente qualquer tipo de tentativa de disseminar desinformação a sociedade uberabense, ainda mais quando praticada por pessoas ou órgãos que deveriam primar pela divulgação de dados estritamente verídicos e prestados por aqueles que mantêm rigoroso controle dos dados epidemiológicos relacionados à Covid-19.

 

Prefeitura de Uberaba 

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar