WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

05/06/2020 - Secretaria de Saúde já realizou mais de 1.600 Testes do Pezinho em 2020

O Dia Nacional do Teste do Pezinho é comemorado no dia 06 junho, como forma de celebrar a importância da realização do exame que identifica seis doenças metabólicas, genéticas e infecciosas, que muitas vezes não apresentam sintomas perceptíveis apenas em exame médico nos primeiros dias de vida do recém-nascido. O ideal é que o teste, que é obrigatório, seja realizado entre o 3º e 5º dia de vida.

Segundo o diretor de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Robert Boaventura, este ano, devido a pandemia de Covid-19, não haverá ação nas ruas, mas os exames seguem acontecendo normalmente. Em balanço da SMS, entre os meses de janeiro e maio de 2020, foram realizados o total de 1.601 Testes do Pezinho. No mesmo período de 2019, foram 1.530 exames realizados. Em todo o ano de 2019, foram 3.581 exames. 

Conhecido popularmente como “Teste do Pezinho”, o teste de triagem neonatal é coletado de forma gratuita em toda rede pública de saúde de Uberaba e protocolado no Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde. O exame identifica seis doenças: Fenilcetonúria, Hipotireoidismo Congênito, Doença Falciforme, Fibrose Cística, Hiperplasia Adrenal Congênita e Deficiência de Biotinidase.

Trata-se de uma estratégia de diagnóstico precoce de extrema importância para a população, coordenada tecnicamente pelo Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico – NUPAD, órgão complementar da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (NUPAD/FM/UFMG), por meio do Programa Estadual de Triagem Neonatal. Se o resultado do teste do pezinho estiver alterado, a família e o ponto de coleta são contatados pelo Serviço de Referência em Triagem Neonatal e o bebê precisa fazer novos exames que podem confirmar ou excluir a doença para a qual a triagem foi alterada.

 

Jorn. Clarice Sousa

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar