WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

05/06/2020 - SMS suspende estágios nas unidades para evitar aglomerações

Para atender as medidas de enfrentamento do Coronavírus – COVID-19 estabelecidas pelo Decreto 5555, que voltou a vigorar nesta quinta (4), a Secretaria de Saúde de Uberaba suspendeu os estágios de alunos de medicina nas unidades de saúde do município. A medida é voltada para os estudantes que estão nos períodos iniciais do curso e faziam o acompanhamento da rotina da unidade, acompanhados por supervisores. Os alunos que estão nos dois últimos períodos dos cursos e atuam no atendimento vão permanecer no estágio.

Segundo a diretora de Atenção à Saúde da Secretaria de Saúde do Município, Elaine Teles, a condição de realização dos estágios durante a pandemia envolve cumprimento das regras sanitárias que estão estabelecidas em decreto vigente. No caso do Decreto 5555, que passou a vigorar ontem (4), as regras sanitárias são mais rígidas com relação ao distanciamento, número de pessoas por metragem, com uma pessoa a cada 10 metros quadrados, disponibilização de álcool em gel, a higienização dos consultórios após cada atendimento e uso de máscaras, entre outros.

“Isso tem trazido para os nossos serviços de saúde uma preocupação da nossa parte em cumprir rigorosamente as medidas e a presença dos estudantes dentro das unidades têm causado à população a impressão de uma aglomeração”, relata Elaine. Em algumas unidades, diz ela, ocorreram denúncias por meio dos telefones da SMS, da Ouvidoria de Saúde e do serviço de callcenter do ‘Saúde Ativa’.

Para não correr o risco de prejudicar a formatura de alunos que já estão no final do curso foi tomada a decisão de autorizar os dois últimos períodos de cada curso neste momento. Elaine lembra ainda que os serviços nas clínicas, como psicologia e odontologia vão permanecer nas universidades, conforme o regramento do Decreto 5555.

Jorn. Clarice Sousa

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar