WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

08/04/2020 - Combate às arboviroses não cessa

População é essencial para efetividade das ações

A Prefeitura de Uberaba, via Secretaria Municipal de Saúde/Departamento de Controle de Zoonoses e Endemias, realiza ações em diversas frentes para combater a proliferação do Aedes aegypti. Desde dezembro de 2019, por exemplo, o Mutirão de Limpeza segue pelos bairros de Uberaba, atualmente no Jardim Espanha, recolhendo lixos e materiais inservíveis que podem virar criadouros do mosquito. Foram 28 bairros percorridos nesse período.

O chefe da Seção de Controle de Endemias, Hiago José Rosa, destaca que a população precisa colaborar para que os trabalhos sejam efetivos.“É preciso que as pessoas façam a sua parte, verificando sempre possíveis criadouros em casa, como pratinhos de planta, bebedouros de animais, lixo, tanques, calhas, lajes e toldos em desníveis, ralos e sanitários em desuso, piscinas não tratadas, fontes ornamentais, tambores e cisternas mal vedados, entre outros”, cita Hiago. Mais de 36,3 toneladas de materiais inservíveis foram recolhidas durante o Mutirão, sendo que o Levantamento de Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) realizado no início do ano apontou que 98% dos principais tipos de criadouros encontrados eram passíveis de serem eliminados pelos próprios moradores.

Os motofogs também percorrem os bairros de Uberaba, das 5 às 7 horas e das 17 às 22 horas, de segunda à quinta-feira, seguindo cronograma de quatro ciclos diários. Esta semana a nebulização ocorre no Alfredo Freire I, II, III, IV e V, Residencial Morumbi e Jardim Maracanã.

Sobre as visitas domiciliares, o chefe de Controle de Endemias explica que as equipes de agentes de endemias percorrerem os bairros em ‘blocos’ para concentrar a força de trabalho de combate à dengue nas regiões, observando os cuidados em decorrência da pandemia da Covid-19, adequando as ações de vigilância e controle de zoonoses frente à atual situação epidemiológica referente ao Coronavírus.

Jorn. Clarice Sousa

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar