WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

16/03/2020 - Uberaba irá pleitear recursos para a abertura de 40 leitos de terapia intensiva

Como mais uma ação para preparar Uberaba ante a pandemia mundial de Convid-19, o secretário de Saúde de Uberaba Iraci de Souza Neto vai ao Ministério da Saúde nos próximos dias pleitear recursos e estrutura para a abertura de novos leitos de terapia intensiva no Hospital Regional. Relatório apresentado pelo secretário em coletiva de imprensa nesta segunda-feira (16) aponta que o Hospital Regional tem estrutura para de acréscimo de leitos de enfermaria e novos 40 leitos de UTI a fim de garantir a retaguarda de atendimento. 

À imprensa o secretário de Saúde, acompanhado do prefeito Paulo Piau e da médica infectologista Cristina Hueb Barata, que integra o Comitê local e o Comitê Nacional de Infectologista (COI) reforçou que Uberaba não tem casos confirmados da doença e ainda aguarda resultados de amostras de dez pacientes suspeitos. “Estamos com três diretorias da Secretaria Municipal de Saúde: Vigilância em Saúde, Atenção à Saúde e o Complexo Municipal de Regulação, acompanhando caso a caso o cenário de Uberaba, monitorando os casos suspeitos, orientados ao isolamento domiciliar e nos preparando para situação mais grave, caso ocorra”, ressaltou Iraci.

A médica infectologista Cristina Hueb Barata, enfatizou a importância de Uberaba se preparar para situação mais grave enquanto trabalha para diminuir a transmissibilidade do vírus. De acordo com ela, cerca de 80% dos casos confirmados pelo mundo se apresenta com sintomas leves ou até assintomáticos, mas os 20% com sintomas mais graves necessitam de assistência hospitalar. Ela exemplifica que se milhares de pessoas adoecerem de uma só vez, como ocorreu na Itália, não há sistema de saúde que dê conta, mas se os mesmos milhares de pacientes adoecerem alternadamente é possível o atendimento seguro e de qualidade sem congestionamentos do sistema e, consequentemente,  menores riscos à vida humana. A especialista disse isto para justificar as medidas que já vem sendo adotadas na cidade mesmo sem o registro de nenhum caso da doença. Ou seja, preparar o Município para eventualidade.  Neste momento ela alertou para a responsabilidade de cada um dos uberabenses aos quais se recomenda evitar aglomerações, reforçar a higiene pessoal – especialmente das mãos - e cuidados ao tossir e espirrar.

Porta de entrada. As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) são a porta de entrada da Rede para os atendimentos. Esta é a orientação em qualquer situação de risco iminente à saúde da população. Elas estão atendendo normalmente com estrutura e suprimento necessários não só para o Coronavírus, mas para a rotina diária. Na lista de hospitais que também podem receber casos suspeitos de contaminação pelo Coronavírus em Uberaba estão o das Clínicas/UFTM e Universitário Mário Palmério. 

Higienização especial será adotada pelo transporte coletivo

Além da suspensão de eventos públicos municipais, o prefeito Paulo Piau determinou novas medidas preventivas contra a contaminação do Coronavírus em Uberaba, entre elas a suspensão de atividades sociais direcionadas à terceira idade.

Ele requereu às empresas concessionária do transporte coletivo urbano a adoção de medidas de reforço na higienização dos ônibus nas garagens e desinfecção dos ônibus na saída e nos terminais, desinfecção nos terminais e áreas das estações do BRT.  Álcool em gel deverá ser disponibilizado nos terminais e nas garagens para motoristas, fiscais e demais colaboradores. Campanha de prevenção deve ser desencadeada junto aos usuários do sistema, por meio de fixação de cartazes informativos.

A Fundação de Esporte e Lazer de Uberaba (Funel) também suspende, temporariamente, a partir desta terça-feira (17/03) todos os eventos esportivos e as atividades coletivas de esporte e lazer até o próximo dia 29.

Jorn. Clarice Sousa

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar