WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

12/03/2020 - Mais de 40 toneladas de lixo devem ser retiradas de imóvel no Jardim Metrópole

Ação começou na quarta-feira e vai até sexta-feira (13) com 40 profissionais envolvidos na limpeza

 

Entrada forçada por equipes da Prefeitura de Uberaba aconteceu na manhã desta quinta-feira (12) em residência na Rua Maringá, no Jardim Metrópole – região do Valim de Melo - de onde foram retiradas quase 40 toneladas de entulho. A força tarefa envolve as secretarias de Defesa Social, Saúde e Serviços Urbanos e Obras. Essa foi à terceira ação de limpeza em imóveis particulares que apresentam risco à saúde pública subsidiada pela de Situação de Risco Iminente devido às arboviroses transmitidas pelo Aedes aegypti, decretada em 31 de janeiro deste ano.

Segundo o diretor de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde, Robert Boaventura, que acompanhou a ação, o morador foi notificado, inclusive, pelo Diário Oficial do Município – Porta voz, a limpar o local, porém nada foi feito. “A quantidade de lixo chamou a atenção. Foram mais de 40 toneladas retiradas de quintal residencial, um perigo à população. O morador foi notificado e agora, será multado. A multa pode chegar  a quatro mil e oitocentos Reais”, diz Boaventura. Ele reitera que a proposta da Prefeitura não é multar a população, mas combater a dengue e demais arboviroses evitando maiores problemas de saúde pública. Robert relatou que, após o decreto, foram retirados de outros dois imóveis cerca de 35 toneladas.

O secretário de Saúde, Iraci Neto, explica que “os resultados do LIRAa  norteiam essas ações, inclusive o decreto nesse período crítico das arboviroses. Todo o processo é amparado pelo Ministério Público de Minas Gerais que nos orienta quanto a entrada nos imóveis e a limpeza”, diz Iraci.

Drones – Para identificar os imóveis, além da denúncia pela vizinhança pelo Disk Dengue 3317-4660 a utilização de drones tem sido essencial, segundo Robert Boaventura destacando que já vem sendo usado pela Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Codiub, e busca identificar imóveis fechados, considerados potenciais proliferadores de mosquito em virtude do acúmulo de resíduos e lixo.

Jorn. Sabrina Alves

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar