WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

04/03/2020 - PMU promove capacitação para profissionais da saúde sobre Covid-19

A Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoveu nesta quarta-feira (4) capacitação para profissionais da saúde municipal pública e privada da cidade e da região sobre os protocolos de condutas para situações de casos suspeitos e confirmações para o Novo Coronavírus – Covid-19.

A capacitação foi realizada no Anfiteatro do Centro Administrativo em dois períodos e ministrada pelas integrantes do Comitê de Enfrentamento de Epidemias e médicas infectologistas Cristina Hueb Barata e Danielle Borges Maciel. Segundo informações da SMS estiveram presentes quase 600 profissionais da saúde incluindo médicos, enfermeiros, dentistas, recepcionistas, técnicos em enfermagem e auxiliares de limpeza. Foram explicados temas a respeito dos cuidados, manejos, procedimentos e fluxos de atendimentos nas unidades de saúde para casos de Covid-19.

De acordo com o secretário da Saúde, Iraci de Souza Neto, foi constituído um grupo de trabalho técnico coordenado pela médica Cristina Hueb Barata e por outros médicos infectologistas em virtude desta preocupação e precaução com o Novo Coronavírus. “Com estas ações saímos na frente de certa forma. Estamos em contato com o Ministério da Saúde e utilizamos todo o plano de contingência do Ministério e do Estado de Minas Gerais para formatar a nossa estruturação de rede de conhecimento do vírus e repassando as informações para todos os profissionais municipais. Criamos um fluxograma que nos dê segurança e em caso de mais suspeitas, daremos os devidos encaminhamentos como já foi feito”, ressaltou.

Esta capacitação é uma das primeiras que acontecerão de acordo com os acontecimentos e tem como objetivo dar acesso a informações técnicas aos profissionais da saúde para que tomem conhecimento de como identificar casos suspeitos e como será o fluxo dentro da própria rede de saúde. “Em caso de suspeitas, precisamos saber diferenciar aqueles pacientes que ficarão em isolamento domiciliar, daqueles que necessitam de internação hospitalar. Além de realizar a notificação ao Ministério da Saúde, a coleta do material e mantermos este paciente sobre vigilância no período de 14 dias, explica a infectologista Cristina Hueb Barata.

Iraci reforça que este é um momento que a população deve manter a calma e caso o cidadão apresente algum sintoma, ele deve procurar uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para iniciar o atendimento. “Neste momento temos que manter a segurança e serenidade. Não há necessidade de entrar em pânico ou desespero, pois temos todas as condições de lidar com casos que possam acontecer em Uberaba. Estamos fazendo mais uma vez um preparo sólido, técnico e bem direcionado e com as estruturas devidas. E dentro desta organização, daremos a segurança técnica necessária à população perante as necessidades que possam surgir”, enfatiza o secretário.

Jorn. Lílian Veronezi

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar