WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

27/02/2020 - Hospital Regional tem leitos aptos para atender casos suspeitos de coronavírus

O secretário de Saúde de Uberaba, Iraci de Souza Neto informou nesta quinta-feira (27) que o Hospital Regional (HR) José de Alencar é um dos três hospitais que pode receber casos suspeitos de contaminação pelo coronavírus em Uberaba. Na lista estão também os hospitais das Clínicas/UFTM e Universitário Mário Palmério.  Os dois pacientes em investigação estão em isolamento no HR, acompanhados por equipe de infectologistas enquanto aguardam análise do material colhido para exames.

Estrutura. Iraci lembra a condição de Uberaba de cidade polo e informa que a Vigilância Sanitária está percorrendo os hospitais da cidade para atualizar os perfis quanto a leitos de UTI e de enfermaria em condições dentro dos critérios do protocolo de tratamento de isolamento. Segundo ele, os leitos para suspeitos de Coronavírus precisam de sistema específico com despressurização e troca de ar sem contato com outros ambientes. “Os leitos do Hospital Regional dispõem desse sistema de ventilação própria. Então estamos - num primeiro momento - com cinco leitos aptos para absorver esses pacientes. O Hospital Universitário já sinalizou que tem dois leitos com esse sistema também, mas ainda não tenho essa informação sobre o Hospital das Clínicas”, destaca.

Iraci ressaltou que nem todos os pacientes com suspeita do Covid-19 precisam de ambiente hospitalar. “Se não evoluir para risco maior da condição clínica, pode-se orientar o isolamento domiciliar, como o Ministério está fazendo, sob acompanhamento da Rede Primária, que terá papel muito importante no plano de tratamento”, enfatiza Iraci.  

Orientações. Em reunião técnica na Secretaria Municipal da Saúde de Uberaba nesta quinta (27), com presença de infectologistas foi informado que os hospitais existentes em Uberaba já iniciaram, nas redes pública e privada, as discussões, planejamentos e ações que objetivam o melhor atendimento e assistência à população. Entre as recomendações está a prática recorrente de cuidados de higiene pessoal que envolvem lavar as mãos rotineiramente com água e sabão e/ou uso de álcool em gel à 70%; evitar proximidade física com quem tenha tido contato nos últimos dez dias com pessoas que tenham estado em um dos países com surtos do coronavírus; ao tossir proteger boca e nariz com lenço de papel descartável ou cobrir a boca e nariz com o antebraço.

 

Jorn. Clarice Sousa

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar