WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

27/02/2020 - Prefeitura de Uberaba está acompanhando dois casos suspeitos de coronavírus

A Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, confirmou dois casos suspeitos de coronavírus em investigação no município durante coletiva de imprensa nesta quinta-feira (27). Uma mulher de 35 anos, que retornou da Itália no dia 18 de fevereiro, e rapaz de 18 anos estão internados em isolamento no Hospital Regional José Alencar desde a manhã desta quinta-feira (27), conforme protocolos do Ministério da Saúde. 

O secretário de Saúde Iraci de Souza Neto apresentou a situação clínica dos dois pacientes e respondeu questionamentos sobre os protocolos de atendimento, acompanhado da presidente em exercício da Fundação de Ensino e Pesquisa de Uberaba (Funepu) Jesislei Bonolo do Amaral Rocha e da referência técnica das Unidades de Pronto Atendimento (UPA) dos bairros São Benedito e Parque do Mirante, médico Thiago Ferreira Borges.

Segundo Iraci, a equipe da Secretaria de Saúde já estava trabalhando preliminarmente frente aos protocolos do Plano de Contingência Nacional para Infecção Humana pelo novo Coronavírus – Covid-19 para avançar com um Plano de Contingência Municipal, devido aos casos suspeitos em Franca e Uberlândia. “Redirecionamos para uma ação mais efetiva a partir de hoje, de forma mais intensa, principalmente com as portas de entradas das nossas UPAs, que são gerenciadas pela nossa parceira Funepu, com orientação e capacitação dos profissionais e na busca dos leitos de hospitais que atendam aos critérios técnicos para receber eventual paciente, caso precise de internação hospitalar”, explica o secretário.

Os casos. O referência técnica médica das UPAs São Benedito e Parque do Mirante, Thiago Ferreira Borges, relata que a mulher deu entrada na UPA do Mirante no início da manhã com sintomas sugestivos da patologia causada pelo coronavírus, após retorno recente do norte da Itália. No momento da triagem, a ambos foram ofertadas máscaras de proteção respiratória, assepsia com álcool gel nas mãos até o atendimento em leitos de isolamento respiratório. “Isolamos a paciente de imediato e transferimos para o Hospital Regional, com ajuda da equipe de Regulação. O rapaz também foi isolado por medida de alerta, já que ele teve contato com ela desde a chegada da mesma e os dois estão sendo acompanhados por uma equipe de infectologistas”, informa. Assistentes sociais já entraram em contato com familiares para verificar se houve contato nesse período, mas os mesmos só entrarão em isolamento se apresentarem sintomas.

 

Jorn. Clarice Sousa

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar