WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

26/02/2020 - Vigilância Sanitária fará blitz durante Quaresma

Começaram nesta quarta-feira (26) os trabalhos de fiscalização da blitz de Quaresma em estabelecimentos do segmento alimentício. A operação da Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria de Saúde/Vigilância Sanitária (Visa), irá inspecionar as mercadorias cujo consumo aumenta no período que antecede a Semana Santa, como pescados - salmão, sardinha, dourado e bacalhau, por exemplo - e produtos típicos, como ovos de Páscoa e derivados.  A movimentação deve seguir até meados de abril.

João Batista Saldanha Borges, veterinário de Departamento de Vigilância Sanitária, orienta os consumidores sobre aspectos que devem ser observados na hora da compra. “Se atentem sempre à procedência do peixe, estado de conservação, pois boa parte dos peixes vem congelada para o município, se a temperatura de armazenamento adequada tanto para peixes congelados quanto frescos”, exemplifica. Caso sejam constatadas irregularidades, a atuação da Vigilância Sanitária vai desde orientação educativa até autuações e apreensão de produtos.

João Batista explica que peixes frescos têm olhos brilhantes e cheios, aspecto firme – não deixa impressão da mão, caso aperte o peixe, guelras vermelhas, escamas firmes – que não saem com facilidade, e odor característico. Evite pescados com cheiro muito forte, abdômen flácido, olhos murchos e sem brilho e guelras pálidas. “Também é preciso atenção quanto a coloração do bacalhau, que antes era dissecado a tal ponto que podia ser vendido em temperatura ambiente, mas atualmente há um novo tipo, que tem mais umidade e deve ser resfriado”, orienta.

Chocolates e derivados devem estar bem armazenados, com todas as informações no rótulo, como data de fabricação e validade, selo de inspeção e outras informações obrigatórias. Em caso de denúncias ou orientações, os consumidores podem entrar em contato pelo telefone 3331-2737, das 12 às 18 horas.

Jorn. Clarice Sousa

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar