WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

26/02/2020 - SMS prepara rede municipal para atuar em casos suspeitos de coronavírus

Dentro das orientações do Ministério da Saúde, por meio do Plano de Contingência Nacional para Infecção Humana pelo novo Coronavírus – Covid-19, a Secretaria de Saúde reuniu sua equipe hoje para alinhar as ações e atividades a serem desenvolvidas.

O Ministério da Saúde confirmou o primeiro caso da doença no Brasil e ao longo da tarde, novos casos suspeitos foram divulgados, sendo um deles em Uberlândia. Conforme informações do MS, o plano é composto por três níveis de resposta: Alerta, Perigo Iminente e Emergência em Saúde Pública.

Cada nível é baseado na avaliação do risco do novo Coronavírus afetar o Brasil e seu impacto para a saúde pública. Questões importantes são consideradas nessa avaliação: Transmissibilidade da doença, como seu modo de transmissão, eficácia da transmissão entre reservatórios para humanos ou humano para humano, capacidade de sustentar o nível da comunidade e surtos; Propagação geográfica do novo Coronavírus (Covid-19) entre humanos, animais, como a distribuição global das áreas afetadas, o volume de comércio e viagens entre as áreas afetadas e outras unidades federadas; Gravidade clínica da doença, como complicações graves, internações e mortes; Vulnerabilidade da população, incluindo imunidade pré-existente, grupos-alvo com maiores taxas de ataque ou maior risco de graves doenças; Disponibilidade de medidas preventivas, como vacinas e possíveis tratamentos; e Recomendações da Organização Mundial da Saúde e evidências científicas publicadas em revistas científicas. “Deste modo, recomenda-se que as Secretarias de Saúde dos Municípios, Estados e Governo Federal, bem como serviços de saúde pública ou privada, agências, empresas tomem nota deste plano na elaboração de seus planos de contingência e medidas de resposta. Toda medida deve ser proporcional e restrita aos riscos vigentes”, informou o documento.

Conforme explica o secretário de Saúde, Iraci Neto, a reunião com sua equipe gerencial teve o objetivo de alinhar as ações para criar uma retaguarda para esta potencial situação. Ele lembra que, até o momento, não há casos suspeitos em Uberaba.

“Mas independente disto, já estamos seguindo o Plano de Contingência do MS, ficando em estado de alerta. Toda a parte médica, de regulação, de atendimento da SMS, entre outros, já estão se preparando para atuar se for necessário. Vamos mapear os hospitais para casos de isolamentos, fazendo contato com todas as áreas assistências e atendimento primário, treinamento, ou seja, tudo o que pode ser feito, está sendo feito”, destacou o secretário, informando ainda que está organizando uma reunião com todos os infectologistas da cidade, para ver visão deles sobre esta doença, bem como um possível cenário para a cidade de Uberaba.

Paralelamente, a equipe da SMS avaliará diariamente dados e suprimentos para terem uma resposta rápida em caso de necessidade. Mediante as medidas adotadas a secretaria acionará o Ministério da Saúde para novas recomendações.

Secom PMU

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar