WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

06/01/2010 - Clínica da Dor é uma realidade na saúde pública de Uberaba

Programa “Educador” é considerado modelo

 
Dr. Jaime Olavo Marquez, coordenador da Clínica da Dor

Dados da Organização Mundial de Saúde – OMS apontam que 30% da população mundial sofrem de dor crônica e cerca de 60% dos trabalhadores são afastados devido ao problema. Atinados a essa realidade, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) criou a Clínica da Dor. Sob a coordenação do médico Jaime Olavo Marquez, a clínica multidisciplinar é um dos três centros de atenção à doença na rede pública no Brasil e conta com médico, fisioterapeutas, psicólogos e reumatologista.

Segundo o coordenador, já foi requisitado à SMS assistente social e terapeuta ocupacional. Em funcionamento desde setembro junto à UER – Unidade Especializada de Reabilitação, que atende na rua Afonso Rato, os pacientes são referenciados após consultas realizadas nas UBS’s – Unidades Básicas de Saúde.

De acordo com Jaime Olavo, a preocupação vai além do assistencialismo. No último mês, foi apresentado à Sociedade Brasileira para Estudo da Dor (SBDE), o programa “Educador” – Educação Continuada na Dor, que tem por objetivo fazer um trabalho investigativo com levantamento epidemiológico na região para se ter ciência de qual a prevalência de dor hoje e também a questão prática, desenvolvendo uma linha de educação continuada para profissionais de saúde da rede pública, servindo, inclusive, como fonte de pesquisa. “Afinal, em se tratando de saúde, há uma necessidade constante de atualização”, pontua Marquez.

Em ofício, a SBDE reconheceu o programa e oficializou apoio irrestrito ao mesmo, assim como registrou o “Educador” de modo a considerá-lo modelo a ser imitado. No documento, o presidente da Sociedade Brasileira, Carlos Maurício de Castro Costa, ainda ressalta que a realização do programa “contribuirá, tanto em nível nacional como continental, por fornecer informação contundente sobre dor crônica”.

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar