WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

17/02/2020 - ‘Faltômetro’ será disponibilizado nas Unidades de Saúde de Uberaba

A população poderá acompanhar número de vagas disponibilizadas e número de faltas nas unidades

 

Reduzir a fila de espera para consultas e exames é uma das preocupações da Prefeitura de Uberaba para garantir o acesso rápido e de qualidade à saúde no Município. Investimentos em contratações de profissionais e realização de mutirões estão entre as ações realizadas pela Prefeitura. No entanto, os números de faltas dificultam os trabalhos. Pensando nisso, a Secretaria de Saúde irá disponibilizar ‘faltômetros’ nas Unidades Básicas, Unidades Regionais e Caism, para incentivar as pessoas a comparecerem nos agendamentos. Semanalmente ou mensalmente, as unidades irão preencher o quadro com a quantidade de consultas que foram disponibilizadas e quantidade de pessoas que faltaram.

O secretário de Saúde, Iraci de Souza Neto, destaca que o ‘faltômetro’ vai aprimorar a transparência aos atendimentos. “Em 2019, as faltas chegaram a 50% dos agendamentos de consultas e exames. A gente vem buscando minimizar a espera, com mutirões e contratações de médicos para acelerar o processo, tanto que em 2017 eram quase 170 mil procedimentos na fila eletrônica e hoje temos em torno de 60 mil”, relata.

Com o lema “A consulta que você falta, faz falta a alguém”, a ferramenta busca conscientizar sobre como as faltas prejudicam o atendimento em saúde, explica a chefe da Atenção Especializada, Sheron Hellen da Silva, pois outras pessoas poderiam ser atendidas no lugar do faltante. “Poderíamos ofertar essas vagas para outros pacientes e dar vazão para a fila eletrônica. Sem contar que o paciente que falta sem justificar precisa repetir todo o processo para entrar novamente na fila”, ressalta Sheron.

Números. Em levantamento da Secretaria de Saúde sobre o percentual de atendimentos e faltas dos usuários em 2019 foi constatado que de 92.113 agendamentos por telefone mais de 50% dos pacientes faltaram. Em algumas especialidades esse percentual foi ainda maior, como dermatologia (60,65%) e cardiologia (66,17%). Com relação aos exames, a ultrassonografia foi o que teve maior índice de faltosos com 79,30%. Isso quer dizer que de 23.204 ultrassons agendados, apenas 4.801 foram efetivamente realizados por conta das faltas.

Jorn. Clarice Sousa

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar