WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

05/02/2020 - Janeiro Branco teve mais de mil ações de sala de espera nas unidades de saúde

Mais de 3.500 pessoas foram abrangidas em grupos de atendimento  

 

A Prefeitura de Uberaba, por meio Secretaria Municipal de Saúde de Uberaba divulgou o balanço dos atendimentos em saúde mental durante Janeiro Branco. Durante o mês que enfatiza a importância da prevenção e cuidado da saúde mental, foram realizadas 1.360 ações de salas de espera, sendo 720 nas unidades de Atenção Básica, 120 no Serviço Intermediário de Atenção Psicossocial (SIAP) “Dr. Francisco Mauro Guerra Terra” e 480 distribuídas nos quatro Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) – CAPSi, CAPS Inácio Ferreira, CAPS Maria Boneca e CAPS AD. Também foram realizados 720 novos grupos de atendimento na Atenção Básica, abrangendo 3.600 novas pessoas.

Segundo o diretor de Atenção Psicossocial, Sérgio Henrique Marçal, esses números somam-se aos 15 mil procedimentos realizados ao mês em toda rede de saúde mental da cidade. Ele avalia que esses dados sinalizam o crescimento da saúde mental no município e necessidade de educação em saúde mental, para qualidade de vida.  “O foco das salas de espera foi sempre de despertar a população para a importância do cuidado em saúde mental, assim como se faz tradicionalmente nas demandas clínicas do corpo, como hipertensão, diabetes, saúde do homem, saúde da mulher, entre outros”, relata.

Ainda durante as ações do Janeiro Branco, no dia 22 foi realizada a mesa redonda “Trabalho e Vida: do adoecimento e desgaste à cura, o que pode o amor”, promovida pela Prefeitura de Uberaba por meio da Secretaria de Saúde, em conjunto com a Secretaria de Administração, via Comissão Multidisciplinar de Atenção a Saúde do Servidor (COMASS). A ação foi voltada aos trabalhadores de toda a Prefeitura, com o foco atenção e cuidado na saúde mental e em prevenção do adoecimento mental no trabalho, conta Sérgio. 

O diretor de Atenção Psicossocial reforça à população que todas as Unidades Básicas de Saúde do Município contam com profissionais qualificados para acolher, orientar e atender, além de psicólogos de referências em todas as UBS.

Jorn. Clarice Sousa

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar