WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

24/01/2020 - Centro Municipal de Diabetes e Hipertensão será no bairro Mercês

A Prefeitura de Uberaba também lançou nesta sexta-feira os detalhes da programação de trabalho do CEMDHI, que é o Centro Municipal de Diabetes e Hipertensão. Treinamentos para o matriciamento nas unidades de saúde já serão iniciados este mês para o cuidado, controle, prevenção e promoção da saúde das doenças em evidência. O treinamento de toda a Rede pretende criar fluxo de interação e integração dos serviços para atender da melhor forma possível essa parcela da população.

De acordo com o prefeito Paulo Piau, o CEMDHI em breve já estará em funcionamento e, para inauguração, será convidado o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. “Há pouca atenção à hipertensão, diabetes e obesidade no Brasil, e neste espaço que será ao lado do Hospital Regional vamos ter atendimento especializado. Prevenir esses problemas significa gastar menos com UBS, com URS, UPA e hospitais. Este é, portanto, um grande feito para os uberabenses, um grande trabalho e uma grande gestão nesta área”, destacou Piau.

Conforme explica o secretário Iraci Neto, o trabalho do Centro de Diabetes e Hipertensão já está acontecendo e a ferramenta em construção representa um grande diferencial da gestão. “Possivelmente vai ser um projeto de visibilidade nacional pela sua magnitude e pela dimensão com que ele nasce, integrando toda a rede de assistência dentro do pilar da rede básica. A partir da semana que vem já estamos com agenda de matriciamento, e no mês do bicentenário de Uberaba vamos inaugurar a estrutura física. Um projeto que é realidade e já está sendo implantado por etapas. É um projeto eterno para a saúde de Uberaba”, declara Iraci Neto.

De acordo com informações técnicas da Secretaria de Saúde, os módulos iniciais do treinamento serão para levantamento de questões a respeito das doenças e estudo das mesmas e seus agravos, bem como para o matriciamento. Os profissionais da Atenção Básica vão realizar o Estudo de Casos da sua área de abrangência e o objetivo será garantir uma assistência integral, através do acolhimento, tratamento e acompanhamento da saúde destes Hipertensos, diabéticos e obesos residentes na cidade de Uberaba. O intuito é que os problemas do paciente não evoluam de forma que seja necessário um atendimento de alta complexidade.

Jorn. Luiza Carvalho 

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar