WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

24/01/2020 - Agenda da Saúde destaca o novo Prontuário Eletrônico e o Aplicativo Minha Uberaba

Um dos destaques da agenda da Saúde nesta sexta-feira foi a apresentação do novo Prontuário Eletrônico, desenvolvido pela Codiub – Inteligência Digital. O prefeito Paulo Piau declarou que este é um projeto antigo e que já está definitivamente operando. Para ele, um dos pontos mais importantes das novas tecnologias será disciplinar as consultas e exames para oferecer o melhor atendimento aos cidadãos de Uberaba.

“O histórico de vida e saúde do paciente estará todo registrado e isso vai representar mais economia. A pessoa não vai precisar fazer dois exames de sangue com este histórico disciplinado no banco de dados. Fazendo economia do dinheiro público na saúde vamos atender melhor a população. E junto ao aplicativo com o cartão de saúde, isso vai disciplinar o dinheiro dos uberabenses para ser gasto com os uberabenses, pois a tecnologia vai identificar as pessoas que residem aqui”, pontuou o prefeito.

O presidente da Codiub, jornalista Denis Silva, explica que o Prontuário Eletrônico está implantado desde agosto do ano passado, e a apresentação oficial do novo sistema consolida o êxito obtido na fase de testes. “Fizemos um teste longo e agora apresentamos a ferramenta com total segurança. O novo Prontuário Eletrônico já está agilizando muito o atendimento e reduz custos, o que é muito importante para a comunidade. Todo o sistema é online e integrado com o e-SUS”, esclareceu.

De acordo com o secretário de Saúde Iraci Neto, a ferramenta tem toda a orientação necessária do Ministério da Saúde e a partir desse ano é uma obrigatoriedade. “É uma inovação tecnológica que tem avanços e atualizações constantes, mas que já está efetivamente em uso e melhorando a gestão do Sistema Único de Saúde no quesito de assistência. É mais eficiência nos processos internos na saúde do Município”.

‘Cartão Saúde’ é ‘Minha Uberaba’ - Apresentado em primeira mão ao público, o aplicativo que vai otimizar as informações da Saúde ao cidadão também foi destaque na agenda da Prefeitura. Chamado “Minha Uberaba”, o desenvolvimento de um aplicativo foi estabelecido já que, conforme explica Denis, esta tecnologia proporciona muito mais possibilidades do que um simples cartão físico. O lançamento oficial deve ocorrer em breve com data ainda a ser divulgada.

“Teremos um cartão para quem não tem o App, mas esta é uma exceção e não uma regra. No aplicativo a pessoa receberá avisos sobre o exame e a data da consulta e, dessa forma, será um auxílio para desafogar a fila eletrônica. A gente sabe que 50% das pessoas que agendam não aparecem, tirando a vaga de quem precisa. Com o app o cidadão será notificado e caso sinalize que não vai comparecer, a vaga vai para outra pessoa. Estamos, portanto, conseguindo avançar com apoio total da Secretaria de Saúde”, declara o presidente da Codiub.

Super App – Denis Silva revela que o novo aplicativo, inicialmente pensado para atender à demanda do cartão Saúde, na realidade será o que ele chama de Super App, pois o objetivo será em um segundo momento concentrar diversas funcionalidades aos cidadãos em um só aplicativo. A ferramenta “Minha Uberaba” vai poder oferecer informações de setores como a Educação, Cultura, Trânsito e Administração, entre outros. “É tudo aquilo que vai facilitar a vida do cidadão em um só aplicativo. Isso ajuda a reduzir custos, papel, burocracia nos ajuda a colocar Uberaba de fato no futuro que já chegou”, finaliza Denis.

Jorn. Luiza Carvalho

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar