WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

24/01/2020 - Apresentada a Programação de fortalecimento da Assistência e Gestão da Atenção à Saúde

A Prefeitura de Uberaba consolidou, nesta sexta-feira (24), importantes anúncios e ações da programação de fortalecimento da Assistência e Gestão da Atenção à Saúde. Recebidos pelo prefeito Paulo Piau, pelo vice João Gilberto Ripposati e pelo secretário de Saúde, Iraci Neto, diversos profissionais, autoridades e representantes da sociedade civil organizada estiveram no Centro Administrativo para acompanhar a divulgação das ações.

Entre os anúncios esteve a assinatura da ordem de serviço da reforma e ampliação da Unidade Matricial de Saúde do bairro Volta Grande e a apresentação de pesquisas de satisfação dos usuários das unidades de saúde, que nortearam a construção das novas metas para o fortalecimento da Saúde no Município. Para isso foi realizada a assinatura de um Pacto de Gestão Assistencial Municipal com os gerentes de unidades, formalizando o planejamento e a realização das metas. Também foi feita a entrega de certificados para os agentes comunitários.

O prefeito Paulo Piau destacou que novas unidades de saúde estão em construção e outras em planejamento avançado, como é o caso de UBS no bairro São Benedito. “Este é um bairro que tem população idosa muito grande e que sempre foi uma reivindicação muito contundente daquela região. Felizmente já regularizamos a questão do terreno e já temos o recurso, que é aquele devolvido pela Câmara Municipal ao Executivo”, declarou o prefeito. Novas unidades também devem ser inauguradas em bairros como o Rio de Janeiro, Santa Maria, Parque Girassóis e Tita Resende.

Piau também evidenciou o Pacto de Gestão Assistencial Municipal. “Eu diria que é um pacto interno na organização das metas. Temos dados de cinco anos e este contrato de gestão pega o histórico dos atendimentos e coloca metas para serem cumpridas. Gestão é uma marca deste governo. Queremos que todos saibam o que está acontecendo na saúde e no governo como um todo. Dentro dos recursos disponíveis estamos aplicando Real por Real da melhor maneira possível”.

Consolidação de resultados – O secretário Iraci Neto avalia que a agenda de anúncios traz não apenas a consolidação de trabalhos e resultados efetivos, mas também novos desafios. “O Pacto de Gestão é um contrato de gestão pública entre a Secretaria e as unidades, sob a liderança dos gerentes. É algo inovador no Brasil você contratualizar consigo mesmo as constantes melhorias com indicadores epidemiológicos e metas quantitativas e qualitativas”, destacou.

Outro destaque na programação foi o Renova Saúde, que cria retaguarda de médicos para UBSs e consultas. O programa prevê processo seletivo e criação de quadro de reserva de profissionais para evitar a falta de médicos em unidades básicas ou para consultas com especialistas. Estão sendo contratados 51 médicos para 13 especialidades como cardiologia, endocrinologia, clínica geral e neurologia.

Reforma da UBS no Volta Grande – A ordem de serviço assinada pelo prefeito nesta sexta-feira contempla a reforma e ampliação da Unidade Matricial de Saúde Luiz Meneguello, no bairro Volta Grande, que consiste na criação de salas de espera, salas de vacina, sala de reuniões, três novos consultórios, instalações de serviço e sanitários. Também haverá adequação de layout, substituição de pisos e pintura. O valor da reforma é de aproximadamente R$ 330 mil com recursos provenientes de emenda parlamentar do então deputado federal Marcos Montes e indicação do ex-vereador Waldir Vilela.

 

Jorn. Luiza Carvalho 

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar