WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

20/01/2020 - Prefeitura de Uberaba segue com ações preventivas contra as arboviroses

Participação da comunidade é essencial para efetividade dos trabalhos

 

A Prefeitura Municipal de Uberaba, por meio da Secretaria de Saúde, trabalha constantemente para evitar uma situação de epidemia das arboviroses no Município. Buscando antecipar estrategicamente as ações do período sazonal das arboviroses, a SMS iniciou o Mutirão de Limpeza contra a dengue em dezembro de 2019. Mais de 17,5 toneladas de materiais sem utilidade que poderiam servir de criadouro para os vetores foram retirados de 10 bairros de Uberaba.

Para complementar o serviço de rotina, a Secretaria está investindo em insumos mais potentes para reduzir a proliferação do mosquito. Também se apoia em parcerias com outros setores da Prefeitura, como a Educação, Serviços Urbanos e Departamento de Posturas, visando a ampliar a frente de atuação no combate ao aedes aegypti.

O secretário de Saúde, Iraci Neto, reforça o chamado para a participação da comunidade na eliminação dos criadouros. “O resultado do LIRAa nos demonstra que 90% dos focos estão dentro das casas, sendo que 98% poderiam ser eliminados pela própria população. Então, a gente pede, mais uma vez, a participação da população uberabense”, ressalta Iraci.

A intensificação das ações já está acontecendo, com mutirões de limpeza em parceria com a Secretaria de Serviços Urbanos e Obras, reforço nas equipes de agentes de controle de endemias, além de leitos de retaguarda em três hospitais para pacientes encaminhados pelas UPAs e unidades básicas de saúde com suspeita de contaminação pelo aedes. 

Além de manter suas residências limpas, a população também pode participar do ciclo de controle denunciando e solicitando atendimento ao Departamento de Controle de Zoonoses e Endemias por meio do ‘Disque Dengue’  no telefone 3317-4660, do  aplicativo “Uberaba contra a Dengue” e do “Cidade Ativa” por meio dos telefones 0800-9400101 / (34) 3318-0800  ou e-mail cidadeativa@uberaba.mg.gov.br.

Jorn. Clarice Sousa

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar