WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

05/01/2010 - Prefeitura intensifica ações de combate à dengue

Reunião de combate à dengue Reunião de combate à dengue Reunião de combate à dengue

Com a intensificação das chuvas neste período, a cidade de Uberaba enfrenta um aumento na proliferação do mosquito da dengue, e consequentemente, de número de casos da doença. Com o objetivo de dar continuidade ao processo de conscientização da população, que tem papel fundamental no combate ao mosquito, e conter o avanço da doença no município, a Prefeitura de Uberaba vai intensificar as ações de combate à dengue.

Para alinhar estas definições, o prefeito em exercício, Paulo Mesquita, esteve reunido nesta terça-feira (05) com o secretário de Saúde, Valdemar Hial, juntamente com a equipe do Centro de Controle de Zoonoses, além do secretário de Governo, Antônio Sebastião de Oliveira, subchefe de Gabinete, Carlos Bracarense, e Assessor de Orçamento, Mauro Humberto. Na reunião técnica, Mesquita destacou que o combate começa na educação do povo. “A população precisa cuidar de suas casas, seus quintais e, principalmente, de sua própria saúde. Todo o apoio necessário será dado à equipe da Secretaria de Saúde para conter o avanço da dengue na cidade”, disse.

Entre as ações definidas pela equipe está a intensificação de uma campanha publicitária, distribuição de cartazes e panfletos educativos, e ainda o envolvimento das igrejas católicas, evangélicas, centros espíritas, associações de bairros, entre outras organizações, na conscientização da população. Segundo o secretário de Governo, Antônio Sebastião de Oliveira, os mutirões retornarão aos bairros que apresentam maior número de focos do mosquito, no caso os bairros Boa Vista e Parque das Américas. “É importante destacar que já percorremos 20 bairros, sendo que foram retirados 95 caminhões de materiais que acumulam água”, explica Toninho, lembrando que apenas no Parque das Américas, bairro ainda com grande infestação, já foram retirados 13 caminhões de materiais no primeiro mutirão. Neste sábado (09) o mutirão retorna ao bairro Boa Vista. Segundo o diretor da Diretoria de Vigilância em Saúde, Cleuber Borges, o objetivo é conseguir vistoriar as casas que ficam fechadas durante a semana.

Para o secretário de Saúde, Valdemar Hial, a Prefeitura de Uberaba está fazendo bem o seu trabalho, e é preciso que a população faça o “dever de casa”. “Sem o apoio dos moradores não vamos conseguir conter o avanço da dengue, é preciso a união de todos”, relata Hial. De acordo com ele, o último levantamento, de 25 de dezembro, aponta 246 casos de dengue registrados em Uberaba, sendo 03 importados de outros municípios. Ainda na reunião, o subchefe de Gabinete, Carlos Bracarense, disse que vai solicitar a intensificação do trabalho da equipe de Posturas nas borracharias da cidade. Além disso, segundo Bracarense, no retorno às aulas o trabalho de conscientização será ampliado junto aos alunos da rede municipal de ensino.

Para finalizar o encontro, Hial aproveitou para relatar o trabalho desenvolvido pela Secretaria ao longo de 2009: ao todo foram visitados 605.994 imóveis; nos 142 pontos estratégicos cadastrados foram registradas 3.007 visitas; 14.409 imóveis foram visitados para bloqueio de suspeitas de dengue. Além disso, um total de 976.532 kg de pneus foram coletados em 185 borracharias da cidade. A Secretaria também fabricou 670 tampas de caixa d´água, e colocou um total de 756. Segundo Hial, também foram desenvolvidas diversas ações de conscientização como palestras, reuniões técnicas, teatro de fantoche, e ainda a realização do Dia D de mobilização contra a dengue, em 21 de novembro, quando foram distribuídos botons, adesivos e panfletos da campanha.

Hoje na cidade, quatro caminhonetes fazem o trabalho do Fumacê e três equipes fazem o mutirão. Em caso de dúvidas ou mesmo de denúncia de locais com possibilidade de foco de dengue, a população deve entrar em contato com o Departamento de Zoonoses pelos telefones 3317-4660 ou 3317-4655.

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar