WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

23/12/2019 - Atenção Psicossocial realiza mais de 15 mil procedimentos por mês em Uberaba

Desafio para 2020 é avançar a prevenção

 

A diretoria de Atenção Psicossocial da Secretaria Municipal de Saúde de Uberaba divulgou o balanço dos atendimentos em saúde mental durante o ano. Em 2019, a média é de 15.230 procedimentos mensais nas unidades de saúde de Uberaba, sendo que 9.600 destes são dentro dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS).

São cerca de 1.200 usuários atendidos nos CAPS. Na Atenção Básica, 108 pacientes passam por 18 psicólogos por dia, com 2.160 procedimentos realizados por mês, enquanto nas Unidades Regionais de Saúde (URSs), três psiquiatras atendem 36 pessoas por dia, somando 720 procedimentos mensais, segundo dados da Secretaria de Saúde.

O diretor de Atenção Psicossocial da Secretaria de Saúde, Sérgio Marçal, apontou os desafios para o próximo ano. “Vamos avançar na prestação dos cuidados em saúde mental enquanto rotina na Atenção Básica, ou seja, nas Unidades Básicas de Saúde, de modo a fortalecer esse atendimento de prevenção e promoção de saúde mental. Estamos falando de evitar e prevenir agravos e gerar qualidade de vida para a população, reconhecer o sofrimento e evitar que ele se transforme em doença”, destaca o diretor.

Marçal ressaltou ainda a inauguração efetiva do Serviço Intermediário de Atenção Psicossocial (SIAP) “Dr. Francisco Mauro Guerra Terra” em maio para atender casos de média complexidade. Segundo o balanço da Diretoria de Atenção Psicossocial, são cerca de 550 pacientes, somando 2.750 procedimentos mensais. “Já chegamos a uma média muito expressiva de 550 pacientes em poucos meses. Tivemos um salto de qualidade também nas residências terapêuticas, onde moram doentes mentais, com casas novas, equipadas, equipes supervisionadas e qualificadas, com a colocação de supervisão clínico-institucional para os CAPS, iniciando pelo CAPSi e o CAPS-AD. Enfim, nós temos investido também, além de estrutura física, na capacitação e na qualidade da assistência prestada”, relata.

 

A rede de atenção psicossocial

 

A rede pública de Uberaba conta com Matriciamento em Saúde Mental na Atenção Básica, com capacitação de todos os membros das Equipes de Saúde da Família para busca ativa, acolhimento e atendimento de demandas de saúde mental de baixa complexidade na Atenção Básica; atendimentos ambulatoriais especializados ofertados através do Serviço Intermediário em Saúde Mental – Dr. Francisco Mauro Guerra Terra, para casos de média complexidade; quatro Centros de Atenção Psicossocial voltados para os casos graves; duas enfermarias de psiquiatria para urgências e emergências psiquiátricas na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) São Benedito; oferta de suporte hospitalar, com leitos para situações de urgência/emergência; e quatro residências terapêuticas.

Jorn. Clarice Sousa

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar