WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

18/12/2019 - Farmácia Central de Uberaba

Novo equipamento da Saúde terá capacidade de atender mais de 500 pessoas por dia

 

Inaugurada nesta quarta-feira, 18, a Farmácia Central de Uberaba. A unidade, localizada na Rua Governador Valadares, 376, oferecerá de forma gratuita medicamentos que constam na Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (REMUME) correspondendo aproximadamente 130 itens. Entre esses fármacos dos programas estratégicos do município estão o Talidomida e Tamiflu, para Toxoplasmose, tiras reagentes de glicemia e algumas insulinas, que serão fornecidas por meio de critérios pré-estabelecidos do Ministério da Saúde e Secretaria de Estado de Saúde. 

O prédio onde foi instalada a Farmácia Central foi cedido pela Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau). Para o prefeito Paulo Piau, isso demonstra gestão pública transparente já que o local, além de ser um prédio do Município, não gerará custos com locações reduzindo gastos extras.

“Com a disposição do prédio, deixaremos de pagar aluguel diminuindo custos. Isso é gestão financeira. Outro ponto que devemos destacar é a quantidade de medicamentos que a população de Uberaba tem acesso hoje em dia. Sabemos e lamentamos que alguns casos resultem em ações judiciais, porém, via de regra, os medicamentos não estão inseridos na lista da cesta básica do Sistema Único de Saúde. E, grande parte de responsabilidade é do Estado e da União. Por isso lamentamos muito quando isso ocorre. Mas, posso afirmar que a Saúde em Uberaba está bem gerida. Atualmente, atendemos 95% de toda a lista de itens previstos para a população. Ao contrário de 2017 quando era possível atender apenas 40% deste montante”, diz Piau.

O presidente da Codau, Luiz Guaritá neto, esteve presente e também destacou a atuação do prefeito durante sua gestão. “Esse prédio foi cedido pela autarquia e sabemos que será muito bem utilizado. O prefeito Paulo Piau nunca mediu esforços para que o Município e a população fossem bem atendidos e esse resultado está sendo perceptível quando falamos da Saúde em Uberaba”, destacou Guaritá.

O secretário de Saúde Iraci Neto disse que o projeto levou pouco mais de 90 dias para a sua entrega. Ele destaca que a inauguração do equipamento fortalece o trabalho que vem sendo feito pelo Departamento de Assistência Farmacêutica garantindo melhor acesso ao cidadão. “É um local centralizado, com uma lista de 130 itens de medicamentos e um horário especial que atenderá melhor a população. Temos uma rede assistencial municipal modelo. Destacamos a Farmácia Solidária, um projeto premiado e que permite a população ter acesso a medicamentos que não integram a lista básica do SUS. Agradecemos o apoio irrestrito da iniciativa privada, médicos e da própria população que permite a disposição de quase 600 itens diferentes na Farmácia Solidária”, complementa Iraci. 

Serviço. O novo equipamento consiste na junção da atual Farmácia de Acolhimento com a Farmácia Básica do Centro de Saúde Eurico Vilela, de modo que os serviços dessas unidades migrarão para esse novo local. O trabalho que será desenvolvido nessa unidade contará com farmacêuticos em período integral, nutricionista, enfermeira, técnicos de farmácia, agente governamental, entre outros. A previsão é que sejam atendidas diariamente 500 pessoas diariamente. A Farmácia Central de Uberaba também engloba o Programa Farmácia da Gente, que é um importante serviço itinerante de Assistência Farmacêutica e que acontece nas agrovilas do município. O atendimento será de segunda à sexta, das 7 às 22 horas, e aos sábados, das 7 às 19 horas.

Jorn. Sabrina Alves

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar