WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

11/12/2019 - NOTA SMS - Carros UBV para combate do mosquito Aedes aegypti é de responsabilidade do Estado

A Secretaria de Saúde tem recebido diversas demandas e questionamentos sobre o uso dos carros UBV para combate ao  mosquito Aedes aegypti. Importante esclarecer que o governo do Estado de Minas Gerais é o responsável pela liberação dos equipamentos para aplicação de inseticidas, visando o controle do Aedes aegypti através do uso de nebulizador acoplado em veículo a Ultra Baixo Volume (UBV). 

Também compete ao Estado estabelecer critérios técnicos para este procedimento. Sendo assim, de acordo com o governo mineiro,  o município deve estar em alta incidência de dengue nas últimas quatro semanas epidemiológicas, com número de casos prováveis no SINAN-Online, que é o sistema monitoramento do governo, que estabelece que o município tenha 300 notificações por cem mil habitantes nas últimas quatro semanas epidemiológicas.

Para termos a autorização do governo do Estado, ele considera a população no caso de Uberaba, em aproximadamente 320 mil habitantes. Assim, teríamos que ter aproximadamente 960 notificações, e temos até o momento, aproximadamente 200 notificações nas últimas quatro semanas epidemiológicas.

Independente disso, o município não para suas ações de combate, como mutirão de limpeza, visita dos agentes de endemias as residências, ações educativas, utilização de tecnologia em favor da população como o uso de drone, e ainda trabalhando para chamar mais 23 trabalhadores braçais para reforçar o mutirão e ainda busca ativa nos hospitais e unidades básicas.

Jorn. Ana Paula Neves

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar